Cultura

Concurso literário lança edital em Roraima

Serão aceitos poemas e contos em Português e Espanhol

As inscrições para o IV Concurso Literário Internacional Palavradeiros estão abertas. O regulamento está disponível na internet.

São duas categorias: Poesia e Conto. Com tema livre, a categoria Poesia é restrita a alunos de escolas de ensino fundamental e médio de Roraima. A categoria Conto é aberta ao público em geral e a história deve ser inspirada em letra de alguma música de Roraima.

O concurso é uma realização do Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel, do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, e tem por objetivo incentivar a produção literária e descobrir novos talentos da literatura, em especial roraimense.

“Uma das novidades deste ano é que aceitaremos textos em Português e Espanhol. A ideia é ser cada vez mais inclusivo”, explica o coordenador do concurso, escritor Aldenor Pimentel. Por falar em inclusão, na edição deste ano, o concurso literário homenageia quatro escritores de Roraima com deficiência sensorial ou intelectual: Aldair Ribeiro, Francelir Alves, Tiago Gomes e Vera Sábio.  Aldair Ribeiro tem deficiência auditiva; Francelir Alves e Vera Sábio, deficiência visual; e Tiago Gomes, deficiência intelectual leve.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Será concedida premiação aos três primeiros colocados de cada categoria. Outras informações podem ser encontradas no regulamento, disponível em.

Espaço Cultural – O Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel é um dos ambientes do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, criado em 2015. O Espaço Harmonia e Ritmo fica no bairro Nova Canaã, em Boa Vista, e mantém ainda a Sala de Dança Isabel Santos e um espaço externo para apresentações culturais. Na área da literatura, o Espaço Cultural realizou, desde sua criação, atividades como festivais literários, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, concursos literários e saraus.

Confira as categorias do IV Concurso Literário Internacional Palavradeiros

Categoria

Abrangência

PRÊMIO (R$)

Poesia

Alunos de escolas de ensino fundamental e médio de RR

Kit de livros

Conto

Público em geral

1º lugar: 100,00

2º lugar: 75,00

3º lugar: 25,00