Cultura

Culinária de RR será homenageada durante Semana da Gastronomia

O evento, que é mensal e homenageia um Estado por vez, acontece em Brasília

Roraima é o resultado é um cadeirão de sabores: a paçoca, doce conhecido nacionalmente, em Roraima é salgada e leva carne seca com farinha. A moqueca de peixe flerta com a pimenta e vira a damurida. O álcool é extraído da macaxeira e vira o caxiri. A mandioca vira a farinha Uarini, torrada na manteiga. Os pratos de pescado levam o tambaqui, o dourado, o pirarucu. Mas também há espaço para a carne de sol regional e a galinha caipira. 

São pratos como esses que estarão pela segunda vez na Semana da Gastronomia Regional do Senac, em três restaurantes-escola da instituição em Brasília-DF: no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e no Senac Downtown. O evento, que é mensal e homenageia um Estado por vez, acontece no horário do almoço, a partir de 12h30.

A preparação das receitas ficará com as instrutoras do Senac Roraima Flávia Lima (certificada como Pro Chef I pelo Culinary Institute of America, e ganhadora do Prêmio Dólmã 2015 em Roraima) e Renan Campelo (confeiteiro e padeiro industrial também especializado em cozinhas italiana, regional e internacional).

“Será a terceira vez que a instituição participa desta semana gastronômica e leva um pouco do nosso Estado para a capital do Brasil. A culinária de Roraima é riquíssima e tem influência de várias capitais do Brasil. É claro que nossa raiz  indígena prevalece em muitos pratos e sabores únicos da capital do extremo norte. Sem dúvidas, todos que provarem a comida se sentirão um pouco roraimense” explicou o chef Renan Campelo.