Cultura

Cultura Mexicana é tema de aula de espanhol

“Día de Lós Muertos” foi comemorado com apresentações culturais para recepcionar os alunos

Conhecido por lembrar os que já partiram, o Dia dos Finados, celebrado no dia 2 de novembro no Brasil, tem um significado especial no México. Para explorar a cultura deste povo, os alunos do curso de Espanhol da Escola do Legislativo Cursos Preparatórios, realizaram uma apresentação sobre o que aprenderam da cultura do país norte-americano nesta terça-feira (12).

Caracterizado de caveira mexicana para fazer bonito na apresentação, o estudante Daniel dos Santos não deixou a ansiedade tomar conta ao interpretar a canção “Um poco loco. Segundo ele, a cultura contribui no aprendizado sobre determinada localidade. “Você aprende uma nova cultura, novos costumes de outra região e, quando conseguimos aprender de verdade, a gente abre as portas para conhecer o mundo”. 

O Dia dos Mortos foi declarado, em 2008, uma festividade de patrimônio cultural do México pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Para exaltar a tradição, a professora Aimara Allen desenvolveu, junto com os alunos, propostas que caracterizassem a festividade no país. “A proposta é conhecer as tradições do México sobre o que trata essa tradição que, normalmente é celebrada no dia 2 de novembro”, relatou.

Participaram das apresentações cerca de 40 alunos da turma de Espanhol Avançado. Para a diretora da Unidade, Cristina Mello, a ideia é que esses eventos promovam a interação dos alunos. “A Escola inova na sua didática de aprendizagem, os alunos têm as suas aulas teóricas, mas também as práticas e, dentro delas, são trabalhadas atividades que envolvem os idiomas, o que ajuda no conhecimento das culturas”, contou.