Cultura

Curso oferece vagas para letramento em portugues e matemática

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet

No período de 6 a 13 de abril, exclusivamente pela internet, ocorrerão as inscrições para o projeto de Letramento, que ofertará as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As inscrições devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário disponível no link.

O projeto é desenvolvido por meio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Campus Boa Vista (Napne/CBV) e, neste semestre, ofertará 20 vagas destinadas às pessoas surdas das comunidades interna e externa.

As aulas, que terão início logo que forem reiniciadas as atividades acadêmicas, serão realizadas às terças e às quintas-feiras, das 16h às 18h, no CBV.

Os professores Esmeraci do Nascimento e Adnelson Jati continuam responsáveis pelas aulas de Português e Matemática, respectivamente, com o apoio de quatro intérpretes de Libras.

Letramento
– Trata-se de uma experiência realizada como atendimento educacional especializado (AEE) para estudantes surdos e pessoas da comunidade externa com o objetivo de aprimorar, ampliar e aprofundar as habilidades de escrita e leitura da língua portuguesa como L2, ou seja, como segunda língua, para a promoção da inserção social e educacional, favorecendo a ampliação da leitura de mundo e a interação com diversas linguagens, além da contribuição para a permanência e o êxito nos cursos de educação profissional em que estão inseridos.

O letramento em matemática também é de enorme relevância, uma vez que contextualiza a disciplina com a vida cotidiana.

Atualmente, o Napne trabalha em parceria com a Associação de Surdos de Boa Vista, o que possibilita a ampliação do número de vagas para todos os letramentos, e a inter-relação social entre a comunidade surda, favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem.