Cultura

DIA DO AMIGO: Confira história de belas amizades retratadas no cinema

Central do Brasil, Fica Comigo e Náufrago estão na lista

Nesta quarta-feira, dia 20 de julho é lembrado como o dia do amigo. O cinema também gosta de contar boas história de amizades, são diversos os filmes que abordam o tema em seus enredos. Aqui uma lista com belas amizades retratadas nas telonas. Confira.

Central do Brasil 

A amizade entre Dora (Fernanda Montenegro) e Josué (Vinicius de Oliveira) embalam a jornada desses dois personagens em Central do Brasil. O filme dirigido por Water Sales ganhou a indicação de melhor filme estrangeiro no Oscar. Em sua atuação como Dora, Fernanda foi indicada a melhor atriz.

Ambientado no Brasil, o enredo gira em torno de Dora, uma professora aposentada que trabalha como escritora de cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, a qual ajuda Josué, um garoto cuja mãe morreu atropelada por um ônibus, a encontrar seu pai no Nordeste.

Green Book – Um guia para a vida 

Green Book é um filme de comédia dramática norte-americano baseado em uma história real. Conta a história de amizade entre o pianista de jazz clássico Don Shirley (Mahershala Ali) e Tony Vallelonga (Viggo Mortensen), um segurança ítalo-americano que trabalhou para Shirley como motorista e segurança

O Clube dos Cinco

Cinco adolescentes do ensino médio cometem pequenos delitos na escola e, como punição, têm que passar o sábado no colégio e escrever uma redação contando o que pensam de si mesmos. O grupo reúne jovens com perfis completamente diferentes: o popular, a patricinha, a esquisita, o nerd e o rebelde que acabam virando amigos.

Conta comigo

Após um desconhecido ser morto acidentalmente, perto de suas casas, quatro meninos, de Oregon, decidem ver o corpo. No caminho, Gordie Lachance, Vern Tessio, Chris Chambers e Teddy Duchamp encontram um homem em um pântano cheio de sanguessugas. Começando como uma simples brincadeira, a aventura dos garotos evolui para um evento marcante em suas vidas.

Encontros e desencontros

Bob Harris (Bill Murray) é uma estrela de cinema, que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte (Scarlett Johansson), por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic (Giovanni Ribisi) que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos.

Naufrágo

Em Naufrago, o personagem de Tom Hanks faz uma grande amizade com uma bola chamada Wilson. Na história, , Chuck Noland, viaja a trabalho para a Malásia quando o avião da empresa cai sobre o Oceano Pacífico durante uma tempestade. Como o único sobrevivente do acidente, Chuck vai parar em uma ilha deserta. Quando suas tentativas de socorro se esgotam, Chuck aprende a sobreviver na ilha.

O senhor dos anéis – A sociedade do Anel

Chama a atenção o fato de uma obra como O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, envolver não apenas um herói, mas muitos personagens com um objetivo comum: a destruição do Anel do Poder. Eles criam laços e revelam sentimentos que nós encontramos no dia a dia, na jornada de nossa vida: se tornam amigos.