Cultura

De Família Addams a Euphoria: séries que revolucionaram a moda

Séries são responsáveis pela compra e venda no varejo até os dias de hoje

Consumir uma série hoje é um sinônimo de passatempo, ainda mais em um contexto de pandemia, no qual as pessoas precisam ficar em casa. No entanto, para além de apenas entretenimento, os seriados costumam ser bastante influentes e podem trazer  novas tendências, tanto de comportamento, quanto de hábitos de consumo. 

Uma das tendências mais marcantes está no vestuário: as séries hoje trouxeram uma grande influência para a moda, e os figurinos são exposições em grande escala para um público ainda maior. As tendências e os nichos também costumam ser marcados pelo embargo cultural dos seriados.

Sendo assim, separamos cinco séries que trouxeram novas tendências para a moda no período em que foram lançadas e até mesmo no dia a dia. Confira.

Família Addams

Começando com os clássicos, a Família Addams (1991) foi responsável por criar novos conceitos de moda nichada. Não acredita? Pois bem, a cultura gótica se apropriou de muitos dos figurinos usados no sitcom, tanto pela Mortícia, quanto pela Wanda. É comum ver nas lojas vestidos que tenham o mesmo estilo do usado pela Wandinha, uma tendência que continua em pé em muitas comunidades.

Sex and the City

É impossível dizer que a série não trouxe revoluções para o mundo da moda. Sex and the City (1998) teve um forte apelo ao mundo feminino e criou tendências desde a época em que foi produzida até os dias de hoje. Com Sarah Jessica Parker como intérprete da colunista de moda Carrie Bradshaw, o sitcom costumava apresentar muitas tendências de looks entre as protagonistas da série.

O Gambito da Rainha

Entre as séries mais novas, há bastante destaque para O Gambito da Rainha (2020), série que traz Anya Taylor-Joy como protagonista. O seriado investiu (e muito) nos figurinos da personagem Beth Harmon, que vive na década de 1950. As roupas trazem bastante da tendência da época em looks elegantes e icônicos, que têm sido cada vez mais visados no Brasil desde o lançamento da série.

Friends

Um dos sitcoms mais famosos do mundo todo também foi bastante responsável por uma evolução no mundo da moda. Friends (1994) trouxe uma série de inspirações de looks com blusas femininas e outras peças – boa parte deles graças às personagens Rachel Green (Jennifer Aniston) e Monica Geller (Courtney Cox). Apesar de ser situada em uma década já distante dos dias atuais, até hoje os figurinos usados pelas atrizes circulam pela moda e são referências.

Euphoria

Para finalizar, entre as séries contemporâneas, o destaque vai para Euphoria (2019), drama que revolucionou tanto a moda, quanto as maquiagens. As cenas psicodélicas destacaram uma tendência que foi bastante vista em casas de show e baladas mundo afora. O principal foco de tendência são as maquiagens coloridas e brilhantes exibidas durante a série.