Cultura

Dia Mundial da Voz: Saiba como minimizar danos às cordas vocais

Evelin Campos é cantora, locutora da Rádio FolhaFM, estudante de música e fascinada pelo que faz

Cada pessoa tem uma voz única e algumas a usam como instrumento profissional, caso dos os radialistas, cantores e dubladores. Uma dessas pessoas é a Evelin Campos, cantora, locutora da Rádio FolhaFM, estudante de música e apaixonada pelo que faz.

“A voz, para mim, é meu instrumento de trabalho. Além de ser uma ferramenta de comunicação é o que eu usei para fazer a minha carreira, construir a minha história… Eu me apaixonei muito pelo canto”, relatou a locutora do programa ‘É Show!’, na estação 100.3.

Evelin é roraimense e começou carreira musical há dez anos. Disse que é curiosa sobre a anatomia da vocal, por isso decidiu estudar e praticar a arte do canto. Quando esteve em São Paulo, teve acesso a fonoaudiólogos e professores que lhe ensinaram técnicas fundamentais. Hoje não quer nem pensar na possibilidade de ficar sem voz.

“Se um dia, Deus me livre, acontecer de eu ficar sem voz, eu vou ficar muito triste! Para mim é meu sangue, minha energia e eu não vou poder falar, eu não vou poder estar aqui [estúdio de rádio]. Por isso tomo alguns cuidados como beber água natural, até cerveja eu bebo quente”, disse

Os cuidados com a voz vão além da água natural ou de se hidratar o suficiente. Conforme a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFA) algumas precauções podem ajudar a manter uma voz saudável, por exemplo:

Articular bem as palavras, sem realizar esforço vocal;
Manter uma boa postura corporal ao falar ou cantar;
Ter uma alimentação saudável;
Evitar falar por longos períodos;
Evitar bebidas gasosas, leite e derivados antes utilizar a voz de forma contínua;
Evitar ingerir álcool em excesso; e
Ficar atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão;

Também auxiliam nos cuidados a prática de exercícios vocais. A locutora Evelin Campos também ensina a arte do canto e mostrou alguns exercícios que ajudam no aquecimento da voz. Confira no vídeo:

DIA MUNDIAL DA VOZ – A voz é o som que vem das vibrações das pregas vocais com a passagem de ar dos pulmões, segundo a SBFA. Para salientar os cuidados e evitar problemas de saúde é comemorado internacionalmente o Dia da Voz, nesta sexta-feira (16).

No ano de 2021, a SBFA e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia estão com a campanha ‘Sua Voz Diz Muito Sobre Você’ para chamar atenção à identidade vocal, a personalidade e história de cada pessoa.