Cultura

Dia Mundial do Fusca é celebrado com carreata

Conheça a origem da data

Os amantes do Fusca celebram nesta terça-feira, 22 o dia mundial do modelo com uma carreata que sairá do Posto Shell na Avenida Mario Homem de Melo a partir das 19h30.

Um desses apaixonados é o fonoaudiólogo, José Luiz Brito de Carvalho, que também é presidente do Roraima Fusca Clube, que conta hoje com 40 associados.

De acordo com ele, o fascínio pelo carro vem desde a infância. “Grande parte dos fusqueiros tem essa paixão desde a infância, muitos andaram quando crianças porque seus pais tiveram, ou algum parente. Para quem tem um Fusca sabe que é um carro de fazer amigos, pois por onde passamos as pessoas tiram fotos, fazem perguntas, contam histórias vividas e por aí vai”, contou.

Já imaginou pagar mais de R$ 50 mil por um fusca? De acordo com Carvalho, muitos carros chegam a esse valor em função da raridade e originalidade.

“Para ter um Fusca hoje já é bem diferente de tempos atrás. Hoje em dia existem fuscas de variados valores, desde o menor preço encontrado por volta de R$ 3 mil à 20 e 30 mil reais, podendo ter exemplar custando mais que 50 mil. Muitos fusqueiros quando adquirem fazem as personalizações de acordo com seu gosto e estilo e isso agrega valor ao modelo”, pontuou José Luiz.

Origem da data

Hoje, 22 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Fusca.  A data foi criada em 1995 pelo brasileiro Alexander Gromow para comemorar o modelo que foi eleito o Carro do Século. A data não foi escolhida por acaso: neste mesmo dia, no ano de 1934, foi assinado o contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e Ferdinand Porsche.