Cultura

Dia do repórter: jovens repórteres falam sobre a profissão

O cargo de repórter está presente em todas as áreas da comunicação social

O Dia Nacional do Repórter é comemorado anualmente em 16 de fevereiro no Brasil. A data homenageia os profissionais responsáveis por transmitir através dos meios de comunicação fatos e informações de interesse público. Todo o repórter é jornalista, mas não são todos os jornalistas obrigatoriamente repórteres.

O repórter é um cargo que pode ser ocupado por um profissional que foi habilitado, através do curso de Jornalismo, para desempenhar a comunicação social por meio das mídias.

O Dia Nacional do Repórter é comemorado anualmente em 16 de fevereiro no Brasil (Foto: Divulgação)

Estudante de jornalismo, Camila Cunha é uma das profissionais que fazem parte do time de jovens repórteres da Folha de Boa Vista. 

“Escolhi ser repórter por que acredito que as pessoas precisam ser ouvidas. O repórter é o grande mediador e fico feliz cada vez que conto uma história, acredito que atuar no jornalismo é ser um eterno aprendiz” disse.

Camilla Salustiano diz que é apaixonada pela comunicação e pela abrangência de atuações. “Mesmo atuando, ainda há pouco tempo na profissão, é muito gratificante que por meio da informação, é possível fazer a diferença na vida de muita gente, além de poder trabalhar com criatividade” disse.

Adriele Lima, que também faz parte do time de repórteres da Folha relatou que a principal função do repórter é a investigação profunda dos fatos, e sempre ouvir os dois lados da história.

“Eu escolhi ser repórter por causa das histórias e relatos das pessoas. O melhor da profissão é dar visibilidade aos fatos e às realidades, muitas vezes deixadas de lado” relata.

Jornalismo

A principal tarefa do repórter é a cobertura de pautas e notícias , entrevistas e produção de um texto explicativo, imparcial e direto para o leitor ou telespectador.

O cargo de repórter está presente em todas as áreas da comunicação social, seja na televisão, rádio, internet ou jornalismo impresso. A figura do repórter é imprescindível para a produção de conteúdos apurados e com qualidade profissional.