Cultura

Dicas essenciais para não passar aperto com os hotéis

Uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo revelou os 10 destinos mais procurados em viagens nacionais nos meses de junho e julho deste ano. A sondagem foi realizada com 2 mil agências de viagens do país. Além disso, o estudo traz a perspectiva das empresas em relação ao desempenho, faturamento, demanda de serviços e geração de empregos de maio a outubro de 2019.

Fortaleza (CE), Maceió (AL), Natal (RN), Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Campos do Jordão (SP) estão nas 10 primeiras posições, respectivamente, entre as cidades que foram mais procuradas pelos turistas nacionais para as férias de junho e julho  

Na composição do público, os casais com filhos correspondem ao maior número (37%) dos viajantes que utilizam agências de viagens, seguidos dos casais, com 22%, e viagens em família, com 21%. Sol e praia (49%) é o principal destino demandado pelos turistas. Destinos culturais e com títulos de patrimônio histórico ficam com o segundo lugar (16%), enquanto viagens a trabalho (10%) e por ecoturismo (9%) ocupam a terceira e quarta posições.

Além da preocupação pré-viagem, com documentos e malas, e da preocupação com os roteiros, deslocamento e horário de voos, é muito importante atentar-se a alguns aspectos dos hotéis. O momento de tranquilidade é essencial, e ninguém quer transformar a hora de descanso e estadia em dor de cabeça. Para isso, atenção é essencial.

No caso das situações abordadas abaixo, não há uma regra única que as padronize. Sendo assim, o melhor a fazer é se prevenir para evitar posteriores transtornos. Na pousada-boutique Inácia, localizada na Chapada dos Veadeiros (GO), o hóspede tem acesso a todas as informações com facilidade, ainda no momento da reserva.

“Apesar de o destino goiano ser conhecido por sua rusticidade, a pousada garante contato com a vida selvagem e as paisagens naturais sem abrir mão de conforto. Os hóspedes têm atendimento personalizado e estrutura preparada para garantir um descanso pacífico”, afirma a proprietária Gabriela Alcoforado.

Dicas sobre tamanho das camas, horários de check-out, disponibilidade de passeios e presença de ammenities:

Passeios na recepção: quando o casal tem pouco ou nenhum conhecimento da área urbana ou rural em que está hospedado, o hotel pode facilitar o processo de integração e exploração local. As boas empresas oferecem passeios próprios, ou encaminham os interessados para empresas pré-selecionadas Na pousada-boutique Inácia, é oferecido passeio particular de balão, que deve ser agendado com antecedência. Além disso, guias fazem trajetos até os poços d’água privados da pousada, Doutor e Gabi.

Tamanho das camas: na hora da reserva, é recomendável que se procure saber o tamanho das camas disponibilizadas. Em suítes mais caras e hospedagens com maior número de estrelas, 4 ou 5, é comum que o padrão seja o king size, com dimensões 193×203 cm. Todavia, como não há regra, quando um dos pombinhos é alto, vale checar.

Horário de check-out: uma situação que pode causar transtornos, principalmente financeiros, é o horário de check-out dos hotéis. O mais comum é ao meio-dia, mas existem casos em que faz-se a recontagem a partir das 10h da manhã. Caso o casal exceda o tempo estabelecido, cobra-se uma nova diária completa. Ligar antes para manter-se informado ou tentar negociar o horário de saída com o hotel é uma alternativa para quando se tem voos noturnos ou em fim de tarde, que obrigariam os viajantes a passar muito tempo na rua e com as malas.

Disponibilidade dos ammenities: uma forma prática de reduzir a quantidade de pertences levados é contar com os ammenities dos hotéis. Em alguns casos, além do xampu, sabonete e condicionador, os espaços oferecem até escovas de dente, loção hidratante, creme dental, hastes flexíveis de algodão, entre outros. Na pousada-boutique Inácia, todos os produtos oferecidos são L’Occitane.