Cultura

Documentário sobre Makunaima vence a 25º Brazilian Film Festival em Miami

O Festival é considerado o mais importante espaço de exibição de filmes brasileiros fora do país

O documentário “Por onde anda Makunaima?”, dirigido por Rodrigo Séllos e produzido pela Platô Filmes de Roraima, em co-produção com a Boulevard Filmes – SP, venceu no último domingo (19/09) o prêmio do juri de melhor documentário no 25º Inffinito Brazilian Film Festival, ocorrido entre em Miami – Flórida , nos Estados Unidos.

O Festival é considerado o mais importante espaço de exibição de filmes brasileiros fora do país. É reconhecido por juntar cinema e música com exibição de filmes e shows de artistas populares do Brasil em cidades como Nova Iorque, Londres, Barcelona e Miami.

“É uma alegria enorme ver um filme com esse tema tão relevante para a cultura de Roraima sendo reconhecido fora do país, no principal pólo de cinema do mundo. Já tínhamos alcançado êxito e visibilidade em festivais nacionais e agora vemos o quão a relação do mito indígena de Makunaima e as diversas nuances de Macunaíma despertam o interesse dos brasileiros e dos estrangeiros”, comemora Thiago Briglia, produtor executivo do filme.

O filme já tinha recebido o Prêmio Candango de Melhor Filme no mais tradicional festival de cinema brasileiro, o 53º Festival de Cinema de Brasília no final de 2020. Um feito inédito para um filme da região norte. Além disso já participou de inúmeros festivais no Brasil e está na seleção oficial do Festival de Cinema Latino-americano de Havana, um dos mais importantes da América Latina.

Próxima Exibição – O filme será exibido no próximo dia 1º de outubro, na Mostra A CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte , que acontece entre 28 de setembro a 03 de outubro de 2021 em formato online, através do site www.universoproducao.com.br.