Cultura

Dois filmes de Roraima são selecionados para mostra nacional

Curta-metragem “Rabiola” e documentário “Mike” estão entre as 33 produções selecionadas de todo o País

O curta-metragem “Rabiola” e o documentário “Mike”, produzidos em Roraima, estão entre os 33 vencedores da 5ª Mostra Sesc de Cinema, que recebeu mais de 1,6 mil inscrições.

Das 33 produções, são quatro longas, três médias e 26 curtas, que serão exibidos na mostra nacional online, em outubro. Dos filmes selecionados, 20 foram realizados por homens e 13 por mulheres. No total, 305 filmes, sendo 189 de realizadores e 130 de realizadoras de todas as regiões do Brasil, foram selecionados para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional.

O concurso distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos aos cineastas vencedores da mostra nacional. A exibição vai trazer uma produção de cada um dos 22 estados participantes e do Distrito Federal no circuito intitulado Panorama Brasil, além de dez filmes em uma mostra especial voltada à infância e à juventude.

A edição nacional foi estruturada para ocorrer em ambiente virtual – da seleção à exibição. Já as Mostras Estaduais retomarão as exibições presenciais, proporcionando o encontro com os realizadores. As obras foram avaliadas por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados. 

“Estar no Festival do Sesc é a coroação de um trabalho feito com muita dedicação de toda uma equipe, que revela a nossa potência do cinema local e, ao mesmo tempo, projeta a forma que a gente enxerga o mundo, propõe reflexão para quem assiste. Estou muito feliz por isso”, declarou Thiago Briglia, diretor de “Rabiola”.

“Como produtor e realizador audiovisual, eventos como este do Sesc, tem uma importância enorme, pois, a distribuição, fruição, exibição dos filmes produzidos em Roraima, é um dos maiores gargalos para nós, diretores, produtores, junto com a falta de incentivo e editais específicos para o cinema audiovisual”, disse Cláudio Lavôr, diretor de “Mike”.

“Rabiola”

Rabiola é um curta-metragem de ficção, com duração de 14 minutos, que aborda questões como as relações sociais estabelecidas no contexto da crise migratória em Boa Vista, a partir de uma disputa de papagaios entre uma criança brasileira e duas crianças venezuelanas. O cenário do filme é o Parque Anauá, maior parque aberto em extensão da região Norte, onde a brincadeira faz parte da tradição e cotidiano de muitas gerações de crianças locais.

Os destaques do filme são as crianças Abrahan Melendez (Jeferson), Bianca Gonzalo (Yosiris) e Caíque Cordeiro (Bernardo), que nunca atuaram para o cinema ou para o teatro, revelam seus talentos em cenas lúdicas e também nas cenas dramáticas. Jesús Cova (Raúl) e Ixemar Camacho (Isabel) completam o elenco que dá vida aos personagens do curta.

Desde o lançamento oficial, no final de 2021, o filme já recebeu os prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Atuação e Melhor Atriz (por Ixemar Camacho) no 4ª Festival Olhar do Norte, além de Melhor Filme no Prêmio Cultural da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR).

Produzido pela Platô Filmes e dirigido pelo cineasta Thiago Briglia, “Rabiola”, será o representante de Roraima no 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, entre 18 e 28 de agosto.

É a segunda vez que o diretor consegue emplacar um filme neste festival de curtas, que é considerado o maior da América Latina. Em 2017, o filme “Fronteira em Combustão”, entrou na seleção oficial da Mostra Brasil. 

“Mike”


Mike Guy-Brás é naturalizado como brasileiro e reside em Boa Vista (Foto: Arquivo FolhaBV)

Dirigido por Cláudio Lavôr, o documentário “Mike” conta a vida do músico Marcos Edwards, mais conhecido como Mike Guy-Brás, incluindo seu trabalho como vendedor ambulante de doces até a fundação da banda Guy-Bras, que anos depois grava “To Zion” e “The Best Of Guy-Bras”, além de um DVD ao vivo chamado “Transparente Reggae”.

Nascido em Georgetown, na Guiana, Mike é naturalizado brasileiro e reside em Boa Vista. O artista é conhecido por ser um dos principais nomes do reggae no extremo Norte do Brasil.