Cultura

Edital “Cultura em Casa” irá beneficiar artistas de Roraima

Serão 105 artistas contemplados e os benefícios variam entre R$ 500 e R$ 1.500

Respeitando a necessidade do distanciamento social diante da pandemia de coronavírus (covid-19), o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lançou o edital de credenciamento de artistas e “fazedores de cultura” para apresentações online. O edital integra o projeto “Cultura em Casa” e vai contemplar 105 artistas, com benefícios que variam entre R$ 500 a R$ 1.500. As inscrições iniciam na próxima sexta-feira, dia 24 de abril.

 Artistas e “fazedores” de cultura de Roraima, maiores de 18 anos, das áreas de música, audiovisual, dança, gastronomia, literatura, teatro, circo e artes visuais poderão se inscrever.

De acordo com o secretário da pasta, Marksjohnson Castro, o principal objetivo é continuar incentivando as pessoas a ficarem em casa, visto que todos os conteúdos criados serão digitais e transmitidos à população via redes sociais, além de, principalmente, prestigiar a classe artística local.

 “O confinamento em massa inviabilizou o trabalho dos nossos artistas, visto que os espaços culturais e estabelecimentos públicos e privados continuam fechados. Passaremos por essa fase de enfrentamento juntos! Com tantas notícias tristes e preocupações aumentando, conteúdos culturais nos darão motivos para sorrir e mais esperança para combater essa doença”, enfatizou o secretário.

Ao todo, serão três grupos, que englobam diferentes categorias. O primeiro, com benefício de R$ 500, é voltado para as áreas de gastronomia, literatura, artes cênicas e música (artista solo); O segundo, com benefício de R$ 1.000, é voltado para as áreas de literatura impressa, artes visuais, audiovisual e música (dupla); O terceiro e último, com benefício de R$ 1.500, compreende grupos de artes cênicas e grupos de música (bandas). O pagamento será feito em até 30 dias após a contratação.

 “Pensamos em uma forma democrática, porque temos artistas em Roraima de diversas áreas e muitos estão precisando de suporte nesse momento”, prosseguiu Castro, informando ainda que o processo de credenciamento e contratação seguirá uma regra de rodízio e ordem de inscrição, visto que as vagas são limitadas. Ou seja: a orientação é que os artistas se inscrevam o quanto antes.

 “O rodízio vai acontecer para que haja igualdade de contratação e vai funcionar da seguinte maneira: os artistas serão contratados se suas documentações estiverem de acordo com o edital e se os mesmos seguirem todas as normas. Após isso, um novo artista da mesma categoria só poderá ser convocado novamente depois da contratação de artistas das demais categorias do mesmo grupo temático, desde que existam inscritos”, explicou.

Como participar?

A partir do dia 20 de abril de 2020, data do início das inscrições, o candidato deve enviar todos os documentos necessários e formulários preenchidos anexos para o email [email protected]. Todos os formulários e o edital na íntegra estão disponíveis no site da Secult: www.secult.rr.gov.br. Os arquivos e anexos enviados não devem exceder o tamanho de 5MB.

 Documentação necessária 

1 – Cópia do RG e CPF dos interessados;

2 – Cópia da inscrição do PIS/PASEP/NIT;

3 – Cópia do comprovante de residência atualizado (últimos três meses);

4 – Currículo profissional e/ou portfólio do artista e/ou do grupo artístico, acompanhados de documentos comprobatórios – como certificados, notícias de jornais, entre outros -, que atestem experiência de, no mínimo, um ano na categoria pretendida;

5 – Cópia legível de cartão ou extrato bancário em nome do responsável, indicando o banco, agência e conta corrente que receberá o cachê;

 Caso exista alguma pendência na inscrição, a Comissão de Credenciamento enviará por e-mail, no prazo de 48 horas, a notificação para correção, que deverá ser efetuada pelo interessado no prazo de até 24 horas, sob pena de indeferimento de inscrição.

 Depois de verificada a regularidade da inscrição, o interessado receberá o número de credenciamento. Em seguida, a equipe da Secult entrará em contato com cada candidato para fazer a contratação e elaboração dos produtos culturais. Todos os conteúdos serão gravados e transformados em produtos digitais por uma equipe técnica competente da secretaria. Em caso de audiovisual, o material será disponibilizado para veiculação.