Cultura

Editora divulga textos escolhidos para Prêmio Devair Fiorotti

Fiorotti era autor de obras como “Urihi: nossa terra, nossa floresta” e “Panton pia’ : Eremu do circum-Roraima

A Editora da Universidade Federal de Roraima (EdUFRR) divulgou a relação dos textos selecionados na primeira edição do Prêmio Devair Fiorotti de Literatura, premio que homenageia Fiorotti, autor de obras como “Urihi: nossa terra, nossa floresta” e “Panton pia’ : Eremu do circum-Roraima

 Autores residentes em todas as regiões do País, além de Portugal e Polônia, tiveram suas obras escolhidas para compor os livros digital e físico, que serão lançados no mês de agosto de 2020.

O tema desta edição foi “Pandemias: cuidados, prevenção, efeitos e consequência sobre a vida humana: dimensões múltiplas de uma temerária e inquietante experiência coletiva”.

Foram selecionados 15 contos, 15 minicontos e 15 crônicas. Na categoria Poema, a banca e a comissão organizadora decidiram destacar dois poemas inscritos como hors-concours, além dos 15 selecionados, para abrirem, cada um, um volume da coleção, dedicados ao poeta Devair Fiorotti, uma vez que o homenageiam.

O material integrará os dois primeiros volumes da recém criada Coleção Literatura de Circunstâncias da EdUFRR de textos literários, que serão também lançados em livro físico, em edição de pequena tiragem.

O prêmio literário foi organizado por Fábio Almeida de Carvalho, diretor da EdUFRR, Roberto Mibielli, escritor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras da UFRR (PPGL) e Edgar Borges, escritor e integrante do grupo literário Coletivo Caimbé.

É possível ter acesso a lista dos selecionados por meio do site www.ufrr.br