Cultura

Encenações teatrais integram atividades da Escola José de Alencar

Ao todo, 589 estudantes da instituição de ensino participam das atividades culturais na unidade

Nesta sexta-feira, 13 a comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral José de Alencar localizada no município de Rorainópolis está movimentada com as apresentações do VIII Desafio Literário. Tradicional na escola, o evento mobiliza 589 estudantes com apresentações culturais e pedagógicas.

A atividade começou no início do bimestre letivo passado e é desenvolvida dentro da disciplina de Língua Portuguesa, com envolvimento também de outras disciplinas. Cada série do Ensino Médio trabalha uma obra literária diferente.

As turmas do 1° ano trabalharam com a obra “Moama”, de José Vilela, as turmas do 2° ano estudaram a obra “O Guarani”, de José de Alencar e os estudantes do 3° ano , “O triste fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto.

No dia 07 de dezembro aconteceu a primeira etapa do Desafio, com apresentação de artigos, textos, poemas, contos baseados nas obras estudadas. Os estudantes também foram submetidos à avaliações sobre os livros estudados.

Nesta sexta-feira, 13, é a segunda etapa com as apresentações culturais, encenação e apresentação de teatro baseado nas obras literárias. Durante o Desafio Literário também ocorre uma competição entre os estudantes. A turma vencedora em cada série receberá como premiação um dia de lazer no Parque Aquático Aquamak.

A gestora da escola, professora Maurenir Rodrigues Valério explicou que são selecionadas obras que geralmente são cobradas em concursos e vestibulares, de forma a já preparar melhor os estudantes.

“O evento busca estimular a leitura, a descoberta de novos talentos, incentivar a integração social, a competição saudável e preparar os alunos para vestibulares, porque eles estudam autores e obras que tradicionalmente são cobrados nestes concursos”, explicou Maurenir, enfatizando que o evento conta com a participação dos pais e da comunidade do entorno da instituição de ensino.

Publicidade