Cultura

Encontro literário reúne escritores de Roraima

Os encontros ocorrem no Palácio da Cultura até sexta-feira

Escritores roraimenses se reúnem para debater a literatura roraimense a partir dessa segunda-feira (26) O evento é em alusão ao Dia do Escritor é comemorado anualmente, no Brasil, em 25 de julho. Os encontros ocorrem no Palácio da Cultura até sexta-feira, com uma programação diferenciada. 

Serão apresentadas 24 obras contempladas pelo edital de literatura do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc. 

A escritora Elienai Menezes esteve presente para mostrar seus acervo produzidos em Roraima. Elienai é mestre em educação, é cantora, compositora e poetiza. Gravou o cd Tribo Brasil, canções da terra e vários CDs em parceria com outros artistas. Ela também é palestrante motivacional, e segundo ela, o livro traz um pouco da motivação que ela quer passar para o público por meio das palestras.

Participar desse edital foi algo inédito, nós vimos toda uma equipe empenhada a conseguir a realizar esse projeto. Eu ganhei um prêmio legal de literatura, e pude lançar a obra “Mulher, poesia e Açaí” e ver tantas pessoas realizando esse trabalho, um momento único e muito feliz para a cultura do estado” disse.

Além dela, a escritora Dineia Oliveira é uma das artistas que procurou pelo edital. Autora da obra “Contato com as luzes”, “Sopro de paz” e “Estado de paz”.

“Meus livros são voltados para expansão da consciência, equilíbrio pessoal, aperfeiçoamento pessoal e elevação espiritual. É um livro do gênero de autoajuda, tem vários relatos que motivam o ser humano a ser uma pessoa melhor e procurar por seu desenvolvimento pessoal. Sou apaixonada pela literatura” contou.

De acordo com o secretário de Cultura, Sherisson Oliveira, em Roraima, foram contempladas 43 propostas de obras literárias por meio da Lei Aldir Blanc.

“O Governo criou o Edital Prêmio Dorval Magalhães de Literatura com o investimento de R$484 mil, valor destinado aos autores roraimenses, para produção de livros impressos e e-books. Durante o encontro, o público poderá interagir com esses artistas, por meio de um bate papo e um café literário, em que poderemos conhecer as características das obras e do processo criativo desses escritores”, ressaltou.

Programação

Programação da Semana Literária:

Hora: Das 9h às 13horas

Local: Auditório do Palácio da Cultura

Segunda-feira (26 de julho)

Maria Madalena Vasconcelos Barbosa “Contação de História” (Público Infantil);

Quarta-feira (28 de julho)

Gabriel de Souza Alencar e Eliza Menezes;

Quinta-feira (29 de julho)

Bruno Garmatz e João Euclides Junges;

Sexta-feira (30 de julho)

Karina Del Valle Hernandes e Ana Maria da Silva Lopes.