Cultura

Entenda as principais diferenças entre os grupos de vegetarianos


Se você come carne e derivados, já deve ter ficado na dúvida sobre o que servir a um amigo ou familiar vegetariano. Quando se trabalha com a venda de alimentos, então, a preocupação pode ser maior. Como rotular determinados produtos ou informar os clientes? Afinal, qual a diferença entre um prato vegano e um prato vegetariano? 

De acordo com Beatriz Brooks, o contato com a alimentação vegetariana surgiu quando a artista morava na Índia, há mais de 30 anos.

“Uma das coisas que me ajudou com a mudança dentro de casa foi fazer um planejamento, isto é, um cardápio incluindo apenas alimentos saudáveis, e fazer as compras com o cardápio em mente”, relatou.

Ela adota, desde 1986, o ovolactovegetarianismo, que exclui também a carne animal e os ovos da dieta, porém existem diversos outros tipos de vegetarianismo. Entenda os tipos.

Os vegetarianos se dividem em 4 grupos principais

Ovolactovegetarianos

Não consomem nenhum tipo de carne (nem frango, peixe ou frutos do mar), mas consomem laticínios e ovos. Este tipo de vegetarianismo é o mais comum, embora os produtos de origem animal aceitos neste tipo de dieta não sejam, de fato, vegetarianos. 

Lactovegetarianos

Além de não consumir nenhum tipo de carne – como os ovolactovegetarianos -, os lactovegetarianos excluem também os ovos da dieta. Quase sempre este tipo de vegetarianismo está ligado às razões religiosas. É o tipo de vegetarianismo predominante em países como a Índia. 

Vegetarianos estritos

Não consomem nenhum tipo de carne, laticínios ou ovos em sua alimentação.

Veganos

Por motivações éticas, não consomem nada de origem animal em nenhuma área de suas vidas. Alimentação, vestuário, espetáculos ou qualquer outro tipo de atividade que envolva sofrimento animal é excluída da vida de uma pessoa vegana. O veganismo é uma postura política e não uma dieta. Para os veganos, é importante mostrar sua filosofia de vida às empresas, através de boicote a produtos e serviços obtidos com sofrimento de animais. 

Almoço Vegetariano

O Espaço Cultural Malokômbia realiza nesse domingo (02) um almoço vegetariano preparado pelo casal de atores colombianos Beatriz Brooks e Orlando Moreno. Reservas para o almoço ocorrem pelos telefones 8111 70 42 /3553 2181 ou pelo e.mail [email protected]. Também é possível encontrar o grupo no facebook, na página facebook.malokombia.

O almoço será servido na sede do grupo, localizado na Rua Noel Rosa 346, Bairro Santa Cecília.

Serviço

Almoço Vegetariano

Data: 02 de fevereiro

Hora: 12h às 15h

Local: Espaço Malokômbia Teatro

Rua Noel Rosa 346, Bairro Santa Cecília

Valor: R$ 40,00

Informação: 98111 7042