Cultura

Escolas promovem projetos sobre a cultura da Região Norte

Eventos ocorrem nas dependências das Escolas Ayrton Senna e General Penha Brasil

A Escola Estadual Ayrton Senna da Silva realiza neste sábado, 23, a culminância do projeto “Minha Pátria é minha língua”. O evento ocorre das 8h às 11h30, nas dependências da escola. Com o objetivo de favorecer a reflexão e a valorização da prática de ensino-aprendizagem, serão apresentados 33 projetos desenvolvidos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Artes.

“O projeto busca promover a integração das disciplinas da área de linguagens, oportunizar aos alunos o protagonismo diante da sua aprendizagem, além de proporcionar um espaço de divulgação e socialização dos trabalhos, para que os alunos tenham uma visão ampla do processo de ensino-aprendizagem”, explicou a gestora da escola, Ivone de Souza.

O projeto vem sendo desenvolvidos desde o 4° bimestre pelos estudantes do Ensino Médio, que realizaram a confecção de jogos de acentuação gráfica, assuntos da gramática, maquetes, desenhos, painéis, releituras de pinturas, entre outras atividades que serão expostas.

“Minha Pátria é minha língua” é uma iniciativa dos professores das disciplinas de linguagem da escola. “Ficamos muito felizes pela prontidão de se unir e criar um projeto tão significativo para o ensino-aprendizagem dos estudantes”, enfatizou a gestora.

 A Escola Ayrton Senna também desenvolve projetos como a Feira de Ciências, Setembro Amarelo, lançamento de foguetes, entre outros. Além disso, o estudante Matheus Barbosa ficou em primeiro lugar no Programa Jovem Senador.

 A unidade de ensino está funcionando na Avenida Venezuela, n° 2398, bairro Mecejana (mesmo prédio da Escola Estadual Ana Libória) e, segundo o Censo Escolar 2018, atende a 989 estudantes no Ensino Médio.

 Outras atividades

 A Escola Estadual General Penha Brasil promove o projeto “Sarau Literário e os Encantos do Norte”. O evento ocorre a partir das 8h, nas dependências da instituição de ensino.

 Coordenado pela Sala de Leitura da escola, o projeto tem o objetivo de fazer com que os alunos conheçam a Região Norte, identificando os aspectos naturais e humanos, bem como as diferenças étnico-culturais e étnico-raciais. Também estudar questões relativas às tradições, clima, economia, cultura, geografia, oralidade, entre outros aspectos.

 O sábado letivo contará com apresentações de danças como boi-bumbá e carimbó, além de poemas, paródias, coral e comidas típicas da região.

A Escola fica localizada na Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, 926, bairro Aparecida, em Boa Vista. Segundo dados do Censo Escolar de 2018, a escola atende a 370 alunos, na etapa de Ensino Fundamental II.