Cultura

Escritor Márcio Souza faz palestra virtual para estudantes de comunicação

Márcio Souza é considerado a maior celebridade literária da Amazônia por sua obra “Mad Maria”

A abertura do semestre no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima contará com a presença do escritor, diretor de teatro e ópera Márcio Souza durante aula magna. O evento ocorre de forma remota nesta sexta-feira, 6, às 19 horas e será transmitido pelo Youtube.

“Cada vez que o semestre se inicia para nós professores do programa de pós graduação em comunicação  é um momento de alegria, é uma nova etapa na vida dos discentes e docentes do programa, representa que cada vez mais o programa está se fortalecendo dentro da nossa instituição, e agora com a presença do Márcio Souza, um pesquisador brilhante, um ser humano que vive na Amazônia e por meio de seu textos conseguiu divulgar as nossas alegrias, nossas tristezas e o nosso desafio que é morar aqui na nossa região” relatou o professor universitário Maurício Zouein.

Para o professor Luis Munaro, o mestrado em comunicação da UFRR é um espaço para a produção de conhecimento acadêmico científico destinado a entender a formação de memórias e identidades da Amazônia.

“O programa de Pós-graduação em Comunicação surgiu em 2019 e está em sua quarta turma, produzindo anualmente dissertações que dizem a respeito a manifestações artísticos, culturais, a estudos de mídia, a história e a economia regional. É um espaço de saber ecumênico que busca aumentar o entendimento da sociedade amazônica tem sobre ela mesma. Esse ano, como aula de boas-vindas teremos a presença do grande literato Márcio Souza, um exemplo dessa busca do saber amazônico” explicou.


O evento ocorre de forma remota nesta sexta-feira, 6, às 19 horas e será transmitido pelo Youtube (Foto: Divulgação)

Conheça o escritor Márcio Souza

Márcio Souza nasceu em Manaus (AM) em 1946 e é um dos mais conhecido escritor amazônida. Romancista, diretor de teatro e ópera, Márcio estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo e escreveu críticas de cinema e artigos em diversos jornais e revistas brasileiras, como Senhor, Status, Folha de S.Paulo e A Crítica. Em 1976, lançou seu primeiro romance, Galvez, imperador do Acre, sucesso de crítica e de vendas. 

Como administrador, foi diretor de planejamento da Fundação Cultural do Amazonas, diretor da Biblioteca Nacional e presidente da Funarte. Foi professor assistente na Universidade de Berkeley e escritor residente nas universidades de Stanford, Austin e Dartmouth. 

 É membro da Academia Amazonense de Letras e presidente do Conselho Municipal de Política Cultural. Escreveu, entre outras, as peças As folias do látex, A paixão de Ajuricaba e Carnaval Rabelais, e os romances Mad Maria, Operação Silêncio e O fim do Terceiro Mundo. No momento, trabalha no último volume da tetralogia Crônicas do Grão-Pará e Rio Negro, precedido por Lealdade, Desordem e Revolta. Pela Editora Record, publicou também o livro Amazônia indígena.

Mad Maria

A obra Mad Maria foi televisionada pela Globo entre 25 de janeiro e 25 de março de 2005, em 35 capítulos, escritos por Benedito Ruy Barbosa, com direção de Ricardo Waddington, gravada em Porto Velho, Guajará-Mirim e em Passa Quatro, Minas Gerais. Seu elenco é estelar: Ana Paula Arósio, Fábio Assunção, Tony Ramos, Antônio Fagundes, Cláudia Raia, Priscila Fantin e Cássia Kiss nos papéis principais.

Serviço
Aula Magna – Pós graduação em Comunicação Social
Data: 06 de maio
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Y5htXUGLaAo
Hora: 19 horas

Por Raísa Carvalho