Cultura

Escritor indígena lança livro infantil em Português e Wapichana

O escritor Kamuu Dan Wapichana lançará o livro ‘O sopro da vida’, no dia 10 de julho, na Maloquinha do Instituto Insikiran da Universidade Federal de Roraima. O lançamento ocorre após mesa redonda sobre literatura indígena, prevista para as 19 horas, com a participação do escritor e dos professores da UFRR Devair Fiorotti e Celino Raposo. A atividade tem o apoio do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR.

O conto ‘O sopro da vida’ venceu em 2017 o 14º Concurso FNLIJ/UKA Tamoios de Textos de Escritores Indígenas. Voltado ao público infantil, a narrativa conta a história de Wyn Dan, garoto wapichana de quatro anos que tenta salvar as “plantas bebês”, como ele chama as sementes. “Utilizo a literatura infantil para dizer o quanto necessitamos cuidar das sementes nativas que estamos perdendo para as grandes multinacionais, sendo elas modificadas e envenenadas”, explica o escritor.

O livro é bilíngue, em Português e Wapichana. A tradução para a língua indígena foi feita pela professora Nilzimara Nizuaba Wapichana, da região da Malacacheta. As ilustrações são de Marcos Antônio dos S. Viana e Andrea Diogo. A obra foi publicada pela editora Expressão Popular. Depois de vender cerca de cinco mil exemplares, o livro vai para a segunda tiragem.

No dia 6 de julho, o livro foi lançado na comunidade indígena Malacacheta. Cerca de 80 exemplares da obra foram entregues entre professores e representantes das comunidades da região. A expectativa é que o material seja usado como ferramenta pedagógica de apoio ao ensino da Língua Wapichana nas escolas indígenas.

O autor – Natural de Boa Vista, Kamuu Dan Wapichana mora atualmente em Brasília. Além do primeiro lugar em 2017, foi segundo colocado no 12º Concurso FNLIJ/Inbrapi Tamoios de Textos de Escritores Indígenas – 2015, com o conto ‘A árvore dos sonhos’, em processo de publicação em forma de livro. Seu livro infantil Presente de Makunaimã também deve ser lançado em breve.

Serviço

Lançamento ‘O sopro da vida’

Data: 10 de julho

Local: Insikiran/ UFRR

Hora: 19 horas

Informações: 99122-1681