Cultura

Escritor roraimense aborda temas indígenas para crianças

Dia 25 de julho é lembrado como o dia do escritor

Um dos maiores representantes da cultura indígena, o roraimense escritor Cristino Wapichana aborda o tema em livros dedicados a crianças.  Cristino Wapichana deu vida a personagens que vivem na fauna e flora amazônica. Com três livros lançados, “Sapatos trocados”, “O fogo e a onça” e “A onça Lili”, o autor apresenta ao jovem leitor temas sobre a diversidade da cultura indígena.

Para o autor, há grupos de autores envolvidos em levar para todas as sociedades a rica cultura indígena. E, apesar de as histórias serem centenárias, há agora um interesse maior nesse gênero da literatura.

“Todas as histórias levam a gente para um lugar mágico, elas nos fazem sonhar. Mas quando se trata de animais misteriosos da natureza, lendas, mitos das florestas contados e recontados por velhos sábios e ensinamentos sobre o universo que somente os povos indígenas, dentro de suas aldeias, sabem passar, parece que é tudo mais interessante”, relata.

Cristino nasceu em Boa Vista, é compositor premiado, escritor, pesquisador e profere palestras sobre temas indígenas. Atualmente, mora no Rio de Janeiro, em 2006, foi premiado no Femucic (Festival de Música da Cidade Canção. Já atuou como professor da Escola de Música de Roraima, coordenou o projeto Canto Indígena de revitalização e resgate cultural wapichana, além do grupo musical Makunaima.

 ORIGEM DA DATA:

25 de julho — Dia Nacional do Escritor — é o dia escolhido pelo ex-ministro da Educação e Cultura Pedro Paulo Penido, em 1960, para homenagear escritoras e escritores brasileiros. A escolha dessa data deve-se à realização do I Festival do Escritor Brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE), que ocorreu em 25 de julho de 1960.