Cultura

Escritor roraimense lança livro que retrata o cenário amazônico

O romance e o primeiro a ser publicado oficialmente pelo escritor

José Ruyderlan Lessa, 63, é autor do livro “O segredo do Tesouro: Uma aventura no coração da Amazônia”, que será lançado no dia 5 de maio. Em entrevista à Folha, o escritor falou sobre o processo de criação e inspirações para a sua primeira obra oficial. 

O livro conta a história de um homem que sai a procura de um tesouro e que depois de passar por várias cidades, chega a Boa Vista onde conhece o inconstante Boto Mulato, de quem se torna sócio e parceiro.

“Criar um personagem tem características de diversas pessoas então todos eles são pessoas que você acaba se identificando de uma forma ou de outra, porque tem facetas de diversas pessoas, o próprio leitor quando vai lendo ele vai criando o personagem ideal que ele entende”, disse o autor.

Lessa, que é procurador de justiça, conta que começou a trabalhar profissionalmente na área do direito e acabou deixando de focar um pouco na literatura, mas nos últimos 5 anos sentiu interesse em publicar algo, e que começou então a pesquisar sobre como fazer um bom enredo e acabou descobrindo dentro do cenário amazônico o cenário ideal para escrever o livro.

“Não é fácil escrever um livro, na verdade é um exercício de criatividade muito grande, tem que saber como se colocar dentro desse mundo porque existem excelentes escritores brasileiros ou estrangeiros que as pessoas gostam de ler, apesar de ter concorrência muito grande hoje do audiovisual as pessoas tem curiosidade de ler porque a leitura e onde você cria seu próprio mundo.”


O livro conta a história de um homem que sai a procura de um tesouro e que depois de passar por várias cidades, chega a Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O autor contou sobre como surgiu esse interesse pela escrita e qual foi o seu primeiro contato com a literatura e quais suas referências literárias.

 “Comecei com José de Alencar e depois passei para Machado de Assis, li bastante coisa também do Eça de Queiroz realmente li bastante a literatura brasileira, primeiro porque era quase obrigatório na minha época que eu estudava e depois porque eu comecei a gostar de ler, então para mim cada livro que eu lia era um mundo que eu descobria.”, finalizou.

NOITE DE AUTÓGRAFOS – No dia 5 de maio será realizada a sessão de autógrafo junto com o lançamento da obra na Livraria Boa Vista, localizada no Roraima Garden Shopping, a partir das 19h.