Cultura

Escritor roraimense publica cordel com elementos regionais

Natural de Boa Vista, Aldenor Pimentel é jornalista e escritor

Lavrado e tamanduá são alguns dos elementos regionais presentes no cordel ‘A inacreditável história do milho gigante’, de autoria do escritor Aldenor Pimentel. No enredo, narrado em forma de versos, uma formiga encontra um milho enorme e, para conseguir levá-lo até o formigueiro, deve decidir se aceita, ou não, a ajuda de seu maior predador: o tamanduá.

“É uma obra lúdica, bem-humorada e aberta: pode ser entendida como uma história sobre a importância da união, da perseverança ou sobre saber confiar nas pessoas certas. A mensagem fica por conta de cada leitor”, explica Pimentel.

De acordo com o escritor, o cordel tem tido boa aceitação por diferentes públicos no Estado: “Tem agradado a crianças, jovens e adultos. Já declamei em Boa Vista e Rorainópolis. Às vezes, até pedem para repetir”. Ainda segundo o autor, há casos também de professores da educação básica que decidiram trabalhar a obra em sala de aula. “É recompensador”, avalia.

Primeiro cordel publicado por Aldenor Pimentel, ‘A inacreditável história do milho gigante’ foi lançada em Rorainópolis, no fim de junho, durante a programação do Festival Literário de Roraima, organizado no município pelo Sesc-RR. A história foi ainda selecionada para publicação em antologia pelo concurso literário Um encanto de Cordel, promovido pela Cartola Editora.

Ilustrado pelo artista visual Lindomar Neves Bach, o cordel estará à venda a R$ 4,00 na Tenda Literária do São João do Anauá, de 26 a 28 de julho. A obra pode ser adquirida ainda na Banca Playboy, na Av. Jaime Brasil, ou diretamente com o autor, pelo telefone (95) 98801-2134.

O autor – Natural de Boa Vista, Aldenor Pimentel é jornalista e escritor. Seu romance Eldorado de Brisa foi selecionado em 2018 para publicação em edital do Governo de Roraima, além de ter recebido cerca de 50 prêmios em concursos literários nacionais e internacionais. Em 2017, seu poema ‘Sem Razão’ fez parte da exposição coletiva Poesia Agora, na Caixa Cultural Rio de Janeiro.

É ainda autor das obras Deus para Presidência (2015) e Livrinho da Silva (2017). Desde 2016, organiza o Concurso Literário Internacional Palavradeiros. Sua produção literária já é objeto de pesquisas acadêmicas. Mantém os blogs O Estado da Arte de Aldenor Pimentel (artedealdenorpimentel.blospot.com.br) e ArteLeituras (www.arteleituras blospot.com.br).

 

Trecho do cordel

Lá pras bandas do lavrado

Uma miúda formiga

Diz que caçava comida

Pra levar pro formigueiro

Andou quase o dia inteiro

E achou algo interessante

Era um milho gigante

Maior que um veado campeiro