Cultura

Escritor roraimense tem microconto selecionado por edital nacional

Obra é baseada na vida de um indígena que enfrenta a crise do coronavírus

O escritor roraimense Ricardo Dantas foi selecionado pelo edital emergencial de apoio à literatura – quinto da série Arte como Respiro do Itaú Cultural. As obras inscritas passaram por várias fases de avaliação, que observaram adequação à temática do concurso e qualidade literária.

O microconto “Replantando a vida” foi selecionado na categoria literatura escrita.

“Quando li o edital e vi o tema, “A vida pós-pandemia”, logo lembrei de uma situação interessante. Quando minha esposa, Yara Macuxi, estava realizando a pesquisa de Antropologia “Etnoconhecimento agroecossistêmico do Alto São Marcos”, na aldeia indígena que ela nasceu, Boca da Mata, entrevistou vários agricultores, entre eles um produtor de cupuaçu que havia dito que estava com planos de fazer uma roça do fruto logo após uma serra”, contou

Segundo ele, assim que Yara finalizou a entrevista, dessa conversa saiu a inspiração de escrever o conto. “Como seria se um indígena saísse para trabalhar distante da aldeia por meses, sem comunicação, e quando retornasse, soubesse que toda a comunidade havia sido assolada por um vírus, e muitas pessoas, familiares e amigos haviam falecido?!”. Fiquei imaginando o quanto triste seria, no desespero desse homem, uma dor imensa”, disse.

Sinopse

Após chegar ao teso, o Macuxi pôde finalmente avistar a aldeia. Há mais de quatro meses partira com seu filho mais velho para trabalhar em uma roça de cupuaçu muito além da serra do Ingapirá, na base de um afloramento rochoso às margens do rio Surumu. Com uma distância de quatro dias de caminhada, o retorno só seria possível após finalizarem a empreitada. O período era adequado para estabelecer mais de três mil mudas do fruto, aproveitando o final do verão seco e início das chuvas. Ao se aproximar de sua maloca, uma das filhas deu a triste notícia, a mãe, uma irmã e um irmão haviam falecido. No desespero da dor, não conseguia entender o acontecido, apenas que na sua ausência, uma misteriosa doença assolou a comunidade, e muitos parentes foram ao encontro de Pataa’Maimu.

Ricardo Dantas

Biólogo e escritor, Ricardo teve reconhecimento pelo seu primeiro livro “Meia Pata”. De acordo com o autor, a obra é fruto do Movimento Literário Bio-arte, criado para incentivar a reflexão diante da importância da conservação do meio ambiente. Ricardo morou por três anos na comunidade indígena Boca da Mata, e esse período que teve maior contato com o meio ambiente e recursos naturais que o influenciaram no seu estilo literário.

Publicidade