Cultura

Escritores contemplados pela Lei Aldir Blanc participam de encontro

O evento contará com contação de histórias, declamações de poesias. Além de um debate literário entre o público e os escritores locais

O Dia do Escritor é comemorado no dia 25 julho. E para celebrar a data, a partir desta segunda-feira, 26, a Secretaria de Cultura realizará a semana literária com a apresentação de 24 obras locais contempladas pela Lei Aldir Blanc.

As obras, que foram contempladas pelo edital de literatura do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Cultura, com recursos da Lei Aldir Blanc serão apresentadas no decorrer da semana.

O objetivo é criar um debate literário entre o público e os escritores locais, com discussão, contação de história e declamações de poesias. Além disso, serão realizados sorteios diários de livros aos visitantes que participarem do encontro.

De acordo com o secretário de Cultura, Sherisson Oliveira, em Roraima, foram contempladas 43 propostas de obras literárias por meio da Lei Aldir Blanc.

“O Governo criou o Edital Prêmio Dorval Magalhães de Literatura com o investimento de R$484 mil, valor destinado aos autores roraimenses, para produção de livros impressos e e-books. Durante o encontro, o público poderá interagir com esses artistas, por meio de um bate papo e um café literário, em que poderemos conhecer as características das obras e do processo criativo desses escritores”, ressaltou.

O diretor de Promoção Cultural da Secretaria, Enos de Almeida, ressalta que a Secretaria procura valorizar e reconhecer a importância desse segmento. “O objetivo é dar visibilidade aos escritores roraimenses que estão em processo de produção, têm esses produtos para apresentar à sociedade e, muitas vezes, não têm esse canal de divulgação para esses acervos”, explicou.

 Origem da data

 A data foi instituída em 1960 por João Peregrino Júnior, então presidente da União Brasileira de Escritores. À época, o vice-presidente da instituição era Jorge Amado, importante escritor brasileiro.

 Confira a programação

 Hora: Das 9h às 13horas

Local: Auditório do Palácio da Cultura

Segunda-feira (26 de julho)

Elienai do Vale Menezes e Dinéia Silva Oliveira;

Terça-feira (27 de julho)

Maria Madalena Vasconcelos Barbosa “Contação de História” (Público Infantil);

Quarta-feira (28 de julho)

Gabriel de Souza Alencar e Eliza Menezes;

Quinta-feira (29 de julho)

Bruno Garmatz e João Euclides Junges;

Sexta-feira (30 de julho)

Karina Del Valle Hernandes e Ana Maria da Silva Lopes