Cultura

Espetáculo 'O som do Silêncio' será apresentado em Boa Vista

Roraimense, Santiago Júnior é solista do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2000

Para encerrar as duas semanas de capacitação em ballet clássico e composição coreográfica, o bailarino Santiago Júnior, solista do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, prepara uma apresentação de um mini espetáculo chamado “o som do silêncio”.

A apresentação será neste sábado (01), a partir das 19h30, na sala Roraimeira do Teatro Municipal de Boa Vista. Um valor simbólico de R$10 será cobrado para as despesas necessárias para utilização do teatro. Santiago Júnior vai se apresentar juntamente com os alunos do workshop, além de dançar “Contigo: o rio da minha vida”.

Roraimense, Santiago Júnior é solista do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2000. Para ele, estar em sua cidade natal e oferecer capacitação para a nova geração é um privilégio. “Sempre que estiver por aqui, quero poder compartilhar conhecimentos. Eu tive que sair daqui e ir lá pro teatro municipal do RJ para exercer o meu ofício, mas é muito melhor que você possa fazer isso na cidade que nasceu. E sempre que puder colaborar, eu quero deixar algo aqui. Sou roraimense de corpo e alma. Eu vou voltar pra cá um dia. Eu já disse: eu volto um pouquinho a cada ano, um dia eu volto inteiro”, concluiu.

O bailarino roraimense ingressou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro por meio de concurso público e lá atua em todo o repertório da companhia. Em seu currículo, Santiago já foi o bobo da corte do balet Lago dos Cisnes, o ídolo de bronze do balet Bayadere, o Mercúcio de balet Romeu e Julieta e o Espectro da Rosa, além de já ter participado de filmes e comerciais.

Estreou profissionalmente no balé metropolitano de Caracas, Venezuela. Ganhou a medalha de ouro no seminário internacional de dança de Brasília e medalha de prata no C.B.D.D. (Festival de Dança de Brasília), no Rio de janeiro.

Na inauguração do teatro municipal de Boa Vista, em 2017, o bailarino apresentou o espetáculo ‘Cotingo: o rio da minha aldeia’. A apresentação incluiu, além de dança, canções e poesias que fazem parte de suas memórias, especialmente aquelas vividas às margens do rio Cotingo. “Cantar e recitar são duas coisas que venho gostando muito de fazer nos últimos anos”, diz.