Cultura

Espetáculo de teatro aborda violência contra a mulher

Evento ocorre neste sábado (20) no Teatro Jaber Xaud, a partir das 20h

O espetáculo de teatro ‘Aquelas’ da companhia cearense Teatro Manada aborda a violência contra a mulher e será apresentado em Roraima pela primeira vez nesse sábado (20) no Teatro Jaber Xaud, a partir das  20h. O ingresso será a doação de 1kg de alimento não perecível.

A peça remonta a história de Maria de Bil, santa popular da cidade de Várzea Alegre-CE, assassinada em 1926 pelo seu “companheiro”, transformada em mártir, e até hoje é ícone de devoção do povo da região. 

No espetáculo, que mistura a história da santa com pessoalidades das intérpretes, o público é convidado a participar do preparo de um indigesto jantar envolvendo facas, carne, sangue e outros elementos, oferecidos à mesa com os corpos das próprias atrizes/performers. Segundo a sinopse do espetáculo, a peça é uma encenação delicada e cruel que apresenta, através de quadros performativos, um caleidoscópio das diversas formas de violência de uma sociedade machista. 

O espetáculo faz parte da programação do Palco Giratório do Sesc, reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas.

De acordo com Monique Cardoso, uma das integrantes da equipe, contou que a peça traz a representação de histórias de mulheres que sofrem violências no decorrer do tempo. “É um grito nosso, de como podemos combater e não reproduzir pensamentos machistas que nos matam todos os dias, então a arte é a nossa principal ferramenta para toda essa violência”.

Monique declarou ser um ‘presente’ viajar pelo Brasil levando a discussão de um tema tão importante como este. ‘Aquelas’ é a primeira obra do grupo, e a próxima deve ser lançada em novembro.

 A classificação indicativa para o evento é para maiores de 14 anos, e tem duração de 50 minutos. A quantidade de vagas é limitada, por isso o  público deve chegar pelo menos uma hora antes do espetáculo/.

Manada Teatro (CE)

Artistas de Fortaleza e do Cariri, com trajetórias de mais de 20 anos de teatro e motivados pelo desejo de se reencontrar e de se juntar enquanto criadores, reuniram-se para formar o Manada Teatro, em 2016. O grupo vive seus processos criativos entre as duas regiões do Ceará. Forte, pungente, atravessando a geografia espacial e humana do fazer teatro, essa Manada segue em uma estética que beira o risco. É um teatro que se faz no encontro, no agora. Um teatro urgente!

Serviço

Espetáculo “Aquelas”

Local: Teatro Jaber Xaud, no Sesc Mecejana

Data: sábado (20), às 20h

Ingresso: 1kg de alimento não perecível

Classificação: 14 anos