Cultura

Espetáculo mostra dança clássica da Índia

As dançarinas de Odissi, chamadas de Maharis, eram mulheres que consagravam a vida toda ao rito cerimonial

Odissi é uma dança ritual que se originou, em meados do século II na região de Orissa, situada ao este da Índia. Os movimentos serão interpretados por Beatriz Brooks e Rachel Camargo acompanhadas ao vivo pelo percussionista Orlando Moreno com trilha original. Ele toca um Pakawaj, uma espécie de tambor melódico, típico da região.

Segundo Beatriz, a música e a dança estão intimamente ligadas de tal maneira que a percussão feita pelo Mardala acompanha cada um dos movimentos da Dançarina, marcando o ritmo.

O grupo Locômbia Teatro de Andanças vem trabalhando desde 1984 com pesquisa na Dramaturgia do teatro gestual

História

As dançarinas de Odissi, chamadas de Maharis, eram mulheres que consagravam a vida toda ao rito cerimonial, sendo treinadas pelo Guru ou Mestre do templo na tradição de contar histórias da mitologia através da expressão corporal e um rico vocabulário de gestos. 

“De elevado valor antropológico esta dança tem sido referência para muitos estudiosos do movimento devido a sua depurada técnica corporal que se combina com a expressão gestual.A característica principal da dança é o Tri-Bangui, correspondente a três dobras do corpo, formando sempre um triângulo com o corpo do dançarino,relembrando a linha sinuosa da estatuária em pedra dos templos indianos” explica Beatriz.

A dança trabalha elementos fortes e masculinos (com a parte inferior do corpo) e suaves e femininos (com a parte superior do corpo).

Segundo Beatriz, a música e a dança estão intimamente ligadas

Histórico do Grupo

O grupo Locômbia Teatro de Andanças vem trabalhando desde 1984 com pesquisa na Dramaturgia do teatro gestual, criando montagens em espaços abertos e de palco, direcionado para o publico familiar.

Durante 15 anos, o grupo visitou diferentes culturas, ministrando oficinas de teatro e participando de festivais em países da América, Europa Ásia e África.

Durante 15 anos, o grupo visitou diferentes culturas

Serviço