Cultura

Estância Ecológica do Tepequém completa 20 anos

O espaço foi criado em 1999

A Estância Ecológica Sesc Tepequém comemora seus 20 anos de implantação em Roraima. O mês de setembro foi repleto de comemorações, para celebrar este aniversário.

O espaço foi criado em 1999 com o recibo de compra e venda do sítio Cocal, em seguida, em 2001, com o certificado de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). O documento integrava a política nacional de preservação da biodiversidade, assumindo seu papel de proteger uma significativa parcela da Serra do Tepequém, região com particularidades e belezas singulares.

O projeto foi criado para reforçar e elevar a autoestima do grupo local, consolida a marca Sesc como parceiro fundamental para a valorização das pessoas e das identidades locais, possibilitando o progresso econômico e social das comunidades em seu entorno e do município como um todo.

Hoje, o maior patrimônio que vimos no Tepequém são as belezas naturais, com fauna e flora só encontradas na região, além das formações rochosas e cachoeiras, somadas à imensidão verde do lavrado, céu azul e pôr-do-sol radiante. Lugar de magia singular, assim como o Sesc.

“Costumo dizer que a Serra do Tepequém tem duas histórias: uma antes e outra após a chegada do Sesc, que tem levado uma estrutura de qualidade nas instalações, no atendimento, na alimentação e no lazer. Somos uma Reserva Particular que possibilita atividades ecossistêmicas, contribui para a manutenção da biodiversidade, além de valorizar a história, os saberes e fazeres locais, e a conservação do patrimônio natural”, pontuou o presidente do Sistema Fecomércio Roraima, Ademir dos Santos.

Francisco Galvão, colaborador do Sesc há 15 anos, conta como a Estância modificou a realidade da região. “O Sesc aqui no Tepequém trouxe muitos benefícios à comunidade e não falo isso só porque trabalho na instituição, mas porque observamos o aumento na geração de empregos, realização de trabalhos culturais e outros eventos. A comunidade em torno precisava de um incentivo para promover atividades assim, ajudando a crescer a economia e a renda das famílias”, afirmou.