Cultura

Estudante de Boa Vista é selecionada para intercâmbio na Espanha

Rose Gonçalves está buscando apoio para os custos com a viagem até o país europeu

Muita gente tem o sonho de ir a outro país, aprender um novo idioma e uma nova cultura. É o caso da estudante de Letras/Espanhol da Universidade Federal de Roraima, Rosineide Gonçalves, que agora vai poder fazer tudo isso e muito mais, ao ser selecionada – a única da região norte – para ser assistente de Conversação na Espanha.

O seletivo é uma iniciativa da Rede Andifes Nacional de Especialistas em Língua Estrangeira e tem como objetivo fomentar a formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização, além de contribuir para o desenvolvimento de estudantes e professores a políticas linguísticas no ensino superior do país.

Rose, como é conhecida por seus amigos, fez parte do programa “Idioma Sem Fronteiras” por dois anos e foi isso que contribuiu para a sua mais nova conquista. Foi seu coordenador do programa na UFRR, Fabrício Paiva, quem lhe enviou o edital de seleção. Aberto a graduados e graduandos, com prioridade para participantes do “Idiomas Sem Fronteiras”, naturalmente, o seletivo atraiu a atenção de pessoas de todo o país.

“Nesse edital, há coisas bem específicas. A princípio, eram cinco vagas para todo o Brasil, mais dez de reserva. E esses cinco selecionados seriam distribuídos para quatro províncias: Galícia, Extremadura, Castilla y León e Andalucía. Fizemos a seleção e ficamos esperando o resultado”, explica Rose.

Durante esse processo, a estudante esteve um tanto cética. Achava que as chances de ser selecionada eram mínimas. Mas recebia apoio de todos os lados, principalmente por conta de suas experiências na área. Ela participou do Programa Institucional Bolsa Iniciação à Docência (Pibid) e Programa de Residência Pedagógica, o que fortaleceu seus conhecimentos.

“Eu achava que não iria conseguir, porque eu estava competindo com todo o Brasil e eu sei que tem muitos professores e muito bolsistas que são muito bons. Mas meus amigos me incentivaram, dizendo que eu iria conseguir, que eu tinha muita experiência no ‘Sem Fronteiras’ e por causa do meu currículo”.

E aí veio o resultado. Rose figurou em 3º lugar no seletivo, a única da região norte. Os demais selecionados são da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nem é preciso dizer que para ela foi um motivo de grande alegria. “O resultado foi animador. Fiquei muito feliz, mas também assustada e nervosa. Minha vontade é sair gritando pra todo mundo”.

Custos – Agora, a segunda fase antes da aventura de Rose na Espanha é buscar recursos justamente para sua mobilidade. Em tempos de pandemia de covid-19, ações beneficentes, como feijoadas ou rifas, ficam impraticáveis, por conta do risco de aglomerações. Por isso, a estudante criou uma “vaquinha virtual” para arrecadar recursos para o custeio de passagens aéreas, visto, traslado para Manaus e o primeiro mês na Espanha.

Quem quiser contribuir para que Rose atinja a meta estabelecida, basta acessar o link ou fazer transferência bancária: Agencia: 250-x –  Conta: 109612-5 – Variação 51 (Poupança) – Rosineide Lima Gonçalves.

Publicidade