Cultura

Estudantes farão concurso de redação sobre a Constituição

Lançamento do Projeto Constituição em Miúdos ocorreu nessa quinta-feira, 05, com o 1º Concurso de Redação sobre a Constituição Federal

O estudo da Constituição Federal em linguagem dinâmica e acessível fará parte da rotina escolar dos estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede estadual de ensino em Roraima. O Projeto Constituição em Miúdos, previsto na lei nº 1.328/2019, de autoria do deputado Renato Silva (Republicanos), começou a ser implantado nessa quinta-feira, 05, com o lançamento do 1º concurso de redação sobre a Constituição Federal.

O concurso terá como tema: 
‘Jovem, conheça seus deveres e garanta os seus direitos’ destinado aos estudantes do Ensino Médio. Conforme o parlamentar, a expectativa é que, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seed), até 2021, o ensino da Constituição em Miúdos seja ofertado em todas as escolas da rede estadual.

“O Governo viu a importância de levar para os jovens roraimenses esse projeto. É apenas o lançamento, em breve vamos dar continuidade buscando uma forma didática de colocar esse estudo nas escolas”, destacou o parlamentar.

CONSTITUIÇÃO EM MIÚDOS –
A Lei prevê a expansão da noção cívica dos estudantes, despertando-lhes o interesse em conhecer as leis que regem o País, Estado e Município, além da promoção de divulgação por meio de apresentação final do estudo a ser realizada pelos alunos junto à comunidade por diferentes estratégias pedagógicas.

A ideia, segundo Renato Silva, é apresentar o estudo da Constituição Federal em linguagem acessível aos estudantes dos ensinos fundamental e médio, incluindo a utilização de ilustrações. “Essa forma de ensino vai facilitar a disseminação do conteúdo, proporcionando aos nossos jovens cidadãos uma compreensão mais clara dos seus direitos e deveres”, disse.

Com a promulgação, o Governo do Estado também irá incluir em seu calendário escolar, por meio da Seed, a primeira semana do mês de outubro de cada ano para apresentação de trabalhos referentes ao estudo da Constituição em Miúdos, em alusão à promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 5 de outubro de 1988.