Cultura

Evento nacional terá representante de RR com culinária indígena

Para representar Roraima a chef e jornalista Denise Rohnelt de Araujo foi convidada para trabalhar um ingrediente da região

A chef de cozinha Denise Rohnelt de Araujo, colunista de gastronomia da FolhaBV vai representar Roraima no Festival Fartura Gastronomia du Brasil que este ano será virtual, e ocorrerá neste final de semana de 11 a 13 de dezembro.

O festival vai trazer muitas atividades virtualmente e a presença de chefs de todas as regiões brasileiras.

E confirmando sua brasilidade e a riqueza da gastronomia o evento inédito tem ações online e presenciais em restaurantes de Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre.

E ainda vai contar com chefs, ingredientes, produtos e produtores do Brasil inteiro. O evento tem mais de 50 horas de conteúdo online entre dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows de música como o do grande cantor e compositor Toquinho, e teatro.

Nesta edição, serão trabalhadas, de forma ainda mais ampla, a essência e as características principais da Plataforma: a brasilidade e a fartura da gastronomia brasileira, demonstradas através do caminho dos ingredientes “da origem ao prato”.

“Este será um grande marco para o projeto que, em um ano de pandemia mundial, conseguiu estar presente no Brasil inteiro, criar conexões reais entre todas as pontas da cadeia gastronômica e levar isso ao público. Seja em forma de conhecimento, seja por meio de experiência”, explica Rodrigo Ferraz, diretor geral da Plataforma Fartura.

MENU DU BRASIL

Antes do evento, 30 chefs de todas as regiões brasileiras se encontraram em Belo Horizonte e formaram duplas para desenvolver um menu a quatro mãos. Durante o Festival, de 11 a 13/12, quem estiver nas cidades já citadas poderá experimentar, no restaurante de cada chef participante, o menu criado anteriormente. Os pratos também poderão ser entregues por delivery.

RECEITAS DU BRASIL – DA ORIGEM AO PRATO

Por meio de lives nas redes sociais do Fartura, um chef de cada capital do Brasil ensina uma receita que valorize um produtor local. O produto utilizado estará à venda na Mercearia Fartura.

Para representar Roraima a chef e jornalista Denise Rohnelt de Araujo foi convidada para trabalhar um ingrediente da região. Denise escolheu os cogumelos desidratados Sonöma do Povo Yanomami nas suas duas versões. O ingrediente estará sendo vendido na Mercearia Fartura e quem quiser comprar em Boa Vista, o restaurante VEG – Espaço Saudável.

A Live será nessa sexta feira (11/12) às 17 horas, horário local. A receita do prato que será apresentado na Live estará na coluna Letras Saborosas amanhã, um arroz com cogumelos Yanomami e tucupi negro. Acompanhem pelo Instagram do Festival @farturabrasil