Cultura

Evento reúne artistas em prédio histórico de Boa Vista

A segunda edição do projeto Roraimando: Arte em Movimento vai reunir diversos artistas, no sábado, dia 28 de setembro, a partir das 19 horas, no Centro de Convenções Jardins Casa Grande. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. A primeira edição do evento foi realizada em janeiro de 2019.

“A ideia é juntar os artistas”, explicou Cristino Wapichana, um dos organizadores. Estão previstas a venda e a exposição de livros, peças de artes visuais e artesanato, além de microfone aberto para intervenções artísticas, como música, poesia e contação de histórias. O Centro de Convenções Jardins Casa Grande fica na rua Bento Brasil, 835, no centro histórico de Boa Vista.

Os escritores José Vilela e Rosidelma Fraga participam desde a primeira edição do evento. (Foto: acervo pessoal/Rosidelma Fraga.)

No encontro, Cristino Wapichana lançará duas novas obras: “A cor do dinheiro da vovó” e “Ceuci, a mãe do pranto”. Com o livro “A boca da noite”, o escritor venceu o Prêmio Jabuti de melhor livro infantil de 2017 e foi agraciado com a Estrela de Prata no prêmio Peter Pan, da Suécia.

Está confirmada a presença dos escritores e artistas visuais Cristino Wapichana, Aldenor Pimentel, Tiago Gomes, Rosidelma Fraga, Vanuza Oliveira D’Almeida, José Vilela, Kinho Correia, Neto Freitas, Pétira Maria Santos, Coletivo do Lavrado, Lindomar Bach, Renato Costa, a marca Wazaká, Alclézia Nóbrega e Bartô.

Escritores Rosidelma Fraga e Cristino Wapichana. (Foto: acervo pessoal/Rosidelma Fraga.)

O evento é promovido pelos empresários e promotores culturais Lincoln Valença e Ândria Valença e organizado pelos escritores Cristino Wapichana e Aldenor Pimentel, com o apoio cultural do Estúdio Parixara.

Prédio – Construído em 1890, em estilo neoclássico, o prédio recebeu as primeiras famílias que chegarem ao Rio Branco (atual Roraima), quando a região ainda pertencia à província do Grão-Pará. Também conhecido como Casarão da Família Brasil, o lugar pertenceu ao coronel Bento Brasil. Atualmente, abriga o Centro de Convenções Jardins Casa Grande e hospeda turistas que visitam a cidade, na modalidade de hostel, além de sediar eventos culturais e particulares.

Escritores na primeira edição do evento. (Foto: acervo pessoal/Rosidelma)