Cultura

Evento vai reunir mais de 200 apresentações no Teatro Municipal

 A programação, que inclui oficinas, exposições, cinema, performances de teatro e apresentações musicais faz parte do edital público de premiação ‘Caldeirão Cultural'

 A partir desta sexta-feira, 17, o Teatro Municipal de Boa Vista será palco do chamado “Caldeirão Cultural”, um festival que reunirá 230 apresentações em diferentes segmentos artísticos, como cinema, música, teatro, além de oficinas e exposições.
 
A iniciativa faz parte do Edital Público de Premiação “Caldeirão Cultural”, publicado no Diário Oficial do Município no início do mês passado, que prevê por meio da Lei Aldir Blanc, o financiamento de projetos artísticos culturais. Foram ofertadas um total de 228 vagas.
 
Todos os dias a programação acontece das 9h às 22h e contempla uma série de atividades artísticas que devem acontecer de forma simultânea, em diferentes espaços do Teatro. Não é necessária inscrição para participação em oficinas. Basta chegar um pouco antes do início e manifestar interesse em fazer parte.
 
MIX CULTURAL – E falando em oficinas, serão diversas que abordarão desde dança à montagem de som, capoeira, fotografia, leitura, artesanato indígena e etc. Na música vai ter estilo para atender a todos os gostos, com forró, rock, flashback, soul music, pagode, chorinho, samba, instrumental, dança parixara, jazz e muitos outros mais.
 
Na categoria ‘Exposição’, serão apresentados temas variados, como “Mãos que Criam”, “Exposição de Moda Conceitual”, “Energia em Movimento”, “Arte de Raiz”, dentre outros.
 
Em ‘Performance’, terá “Vem Voar sem Asas”, A “Lagoa do Pássaro”, “Sorrindo”, dentre outros. Já em ‘Filme e Curta Metragem’, tem exibição dos seguintes projetos: “O povo que segura o céu”, “Além da Fronteira”, “Usina Cultural”, entre outros.
 
“É fato que a cultura tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais crítica, criativa e inteligente. Por isso, quero aproveitar e convidar toda a população para acompanhar essa programação especial, composta principalmente por artistas locais e nada melhor do que prestigiar o que é produzido aqui em nossa terra”, disse o prefeito, Arthur Henrique.
 
A programação completa pode ser conferida no Diário Oficial do Município n° 5523 desta quinta-feira, 16, disponível da página 102 a 104, ou através deste link: https://publicacoes.boavista.rr.gov.br/diarios/edicao/5523.
 
Desde o ano passado, mais de 3 mil artistas locais foram contemplados direta e indiretamente, com cachê artístico por meio de uma série de eventos promovidos pela prefeitura, como forma de movimentar a cultura e, principalmente, prestar auxílio a artistas locais e suas famílias.
 
PRÊMIO FAZ CULTURA – No segundo semestre de 2020, também por meio da Lei Aldir Blanc, a Prefeitura de Boa Vista lançou o edital de Premiação Faz Cultura, beneficiando diretamente 2.600 participantes dentre músicos, produtores, técnicos, coreógrafos, grupos folclóricos, grupos da cultura indígena, cineastas, mestres, atores, escritores, fotógrafos, artistas plásticos, entre outros. Os valores para execução dos projetos aprovados variaram entre R$ 1 mil até R$ 25 mil.