Cultura

Exposição 'Piatai Datai' mostra obras do artista Jaider Esbell

A exposição de arte ‘Piatai Datai – no tempo de Makunaimî’ de Jaider Esbell (RR), que traz uma retrospectiva de dez anos das obras do artista. A mostra ocupará simultaneamente dois espaços expositivos: a Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea, localizada na Av. Anália Soares de Freitas, 1633 – Paraviana, e a galeria adaptada na Sede Administrativa do Sesc, Rua Araújo Filho, Nº 947 – Centro.

As obras mostram as perspectivas para dos artistas para um futuro incerto e desafiador. Os trabalhos que compõem essa mostra investigam as narrativas de transformação e ressurgimento do antepassado desde o tempo antigo até os dias atuais, destacando sua relação com as forças vivas do lavrado.

“Propomos assim uma fruição itinerante do público entre esses dois espaços, fortalecendo o circuito de pessoas e parcerias entre as instituições culturais de Boa Vista. Com Piatai Datai, esperamos constituir um contexto para que visitantes expandam criticamente sua percepção temporal, para além da escrita e da história colonial, resgatando a memória daquele fundo comum que partilhamos com a floresta e com os que nela vivem, que também é o fato de sermos contemporâneos nesse grande mundo”, explica Esbell.

Sobre o artista

Artista, escritor e produtor cultural indígena da etnia Makuxi. Nasceu em Normandia, estado de Roraima, e viveu, até aos 18 anos, onde hoje é a Terra Indígena Raposa – Serra do Sol (TI Raposa – Serra do Sol). Antes de ser artista, habilidade descoberta na infância, Esbell percorreu diversos caminhos, acreditava, levariam à plena condição de manifestar suas habilidades.

O artista colabora com obras e testemunhos de vivencias coletivas com a arte indígena contemporânea realizadas em Roraima, fruto de articulação entre artistas, artesãos, lideranças, comunidades e a sociedade em geral em torno do tema. O resultado é o aquecimento da cena cultural local e, como demanda, abre seu ateliê, que denomina Galeria de Arte Indígena Contemporânea.

SERVIÇO:

Exposição de arte ‘Piatai Datai – no tempo de Makunaimî

Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea

Av. Anália Soares de Freitas, 1633 – Paraviana;

Data de abertura e coquetel: 02 de agosto de 2019, às 19 horas;

Horário de visitação: 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira;

Encerramento: 01 de novembro;

Informações: 3212-2800

Sede Administrativa do Sesc

Rua Araújo Filho, Nº 947 – Centro;

Data de abertura e coquetel: 16 de agosto de 2019, às 16 horas;