Cultura

Exposição de arte indígena inicia nesta terça-feira

A exposição “Cabocagem – O homem na paisagem” contará com 15 obras inéditas do artista plástico Jaider Esbell

Começa nesta terça-feira, 10, até o dia 31 de março, a exposição “Cabocagem – O homem na paisagem” do artista plástico macuxi Jaider Esbell no Pátio Roraima Shopping. Será um conjunto de 15 obras, inéditas e exclusivas, preparadas especialmente para a ocasião.

O trabalho do artista tem como base o movimento político e cultural dos povos indígenas na contemporaneidade. Mesmo preferindo atuar em coletivo, Jaider atendeu ao convite do shopping para uma exposição individual por acreditar que essa é uma forma também de “comemorar a conquista de espaços que a arte proporciona, massificando sua função social e a trajetória do artista”.

“A coleção mostra de forma artística a relação do homem com a natureza, com a espiritualidade e com o dia a dia. Portanto, uma relação homem espaço e identidade. As telas prometem emocionar, levando o espectador ao encontro com suas próprias origens e valores”, disse Esbell, que já é reconhecido no mundo. Esbell ressaltou ainda que a exposição no Pátio Roraima será um presente para a sociedade roraimense, uma oportunidade de a população conhecer de perto o trabalho de um artista nativo.

Pela primeira vez expondo em um espaço de ampla visitação, o artista comemora e reconhece o valor do empreendimento para vida cultural, econômica e social da cidade. “O shopping chegou a nossa terra e convidou os artistas locais pra celebrar essa nova etapa da nossa trajetória, claro a arte transita no tempo e faz refletir criticamente com beleza e suavidade”, disse.

JAIDER ESBELL

Jaider Esbell é natural de Normandia. Na sua infância, cresceu ouvindo mitos e lendas do seu povo. Em 2010, conquistou o seu primeiro prêmio de criação literária do Ministério da Cultura e Fundação Nacional das Artes. Logo depois lançou o primeiro livro (Terreiro de Makunaima: mitos, lendas e estórias em vivências).

Atualmente, Jaider Esbell possui um trabalho que já circula o mundo em poesia, nas artes visuais, na literatura e no audiovisual. O seu nome é reconhecido na cultura universal. Jaider leva o nome de Roraima ao mundo, não apenas como uma terra de mistérios, mas como uma terra de verdades.

Com inúmeras exposições nacionais, o reconhecimento maior veio com um convite para expor nos Estados Unidos, em 2013, quando realizou uma exposição coletiva de artistas indígenas locais e ministrou aulas na universidade PitzerCollege.

SERVIÇO

O quê: “Cabocagem – O homem na paisagem”

Data: 10/03/2015

Hora: 19h

Local: Mall do Pátio Roraima Shopping

Publicidade