Cultura

Exposição de grafite e coral de Libras ocorrem no Roraima Agroshow

Atividades foram disponibilizadas no estande da Assembleia Legislativa

E quem disse que em uma feira de agronegócio não há espaço para expressão artística? Alunos da Escola do Legislativo – Cursos Preparatórios, Unidade Silvio Botelho, colocaram em prática as habilidades nas áreas de grafite e Libras durante na Feira Roraima Agroshow nesta quinta-feira (5).

Com painéis em branco, pouco a pouco os cerca de 20 alunos do curso Grafite e Arte expressaram formas e estilos de pintura usando produtos como tinta acrílica para parede, bisnaga xadrez e spray, tudo acompanhado de perto pelo professor Ricardo Aguiar, ou professor Ricks, como gosta de ser chamado.

As cores e formas chamaram a atenção de quem passava. Além do grafite, pinturas feitas a lápis, giz, em tela e até mesmo com uso de caneta comum, atraíram olhares de crianças, jovens e adultos visitantes da Feira Agroshow.

O estudante Rafael Victor Veloso, de 16 anos, parou e tirou todas as dúvidas em relação a arte em papel e na parede. Ele disse que tem interesse em desenvolver as habilidades com a pintura e, por isso, aguarda a abertura de novas turmas na Escola do Legislativo. “Eu tive interesse de fazer o curso, mas era à tarde e eu estudo à tarde, mas estou esperando abrir uma nova turma para eu entrar”.

Fora da sala de aula, a participação em um evento com vários tipos de público, ressaltou o professor ‘Ricks’, é importante para destacar a arte e o trabalho dos alunos. “Pra mim é um impacto muito grande, o grafite em si tem uma comunicação visual impactante. Montamos um cenário muito legal aqui, uma vitrine real”.

O curso de Grafite e Arte iniciou na segunda semana de agosto e terá um mês de duração, com aulas as quintas e sextas-feiras, no período da tarde. Esta foi a primeira turma ofertada pela Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Roraima.

Coral de Libras

A canção “A Flor e o Beija-Flor”, da dupla sertaneja Henrique e Juliano, foi interpretada pelo coral do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), da Escola do Legislativo, na Feira Roraima Agroshow na noite de quinta-feira (5). Participaram 25 integrantes da turma de Libras Básico da instituição.

Cada frase era interpretada com gestos e sinais da Libras. Empolgada com a apresentação, Rosana Moreira se dedicou para não errar e mostrar a importância da língua em todos os aspectos da vida. “Não é só para o uso pessoal, mas também para comunidade e uma forma de ampliar a comunicação. A Libras pode facilitar em atendimentos na saúde, na educação e até mesmo em caso de policiamento”.

Na frente do coral, a professora Cláudia Borges guiava a todos, como uma maestrina. Mostrar o desenvolvimento da turma, é importante para dar mais visibilidade às aulas e à linguagem para o público. “Hoje vemos que a procura da Libras está bem maior”.

Confira a programação da Assembleia Legislativa de Roraima na Feira Roraima Agroshow para esta sexta-feira (6)

CAPACITAÇÃO – ESPAÇO PALESTRAS

·16H – Procon Assembleia – Direito do consumidor

·16h25 – Fiscaliza Roraima – O uso da tecnologia na fiscalização de serviços públicos

·16h50 – Núcleo de Proteção ao Tráfico de Pessoas – O que é o tráfico de pessoas e as políticas públicas para evitar esse crime

·17h20 – Núcleo Reconstruir – A importância da paternidade e a masculinidade hegemônea

·17h40 – Escola do Legislativo – Qualificação profissional e políticas públicas de inclusão

·18h – Escola do Legislativo – Etiqueta: Como se comportar no mundo virtual

·19h – Escola do Legislativo – Aulão preparatório SEMGES

APRESENTAÇÃO CULTURAL – PALCO CENTRAL

·18h10 – Escola do Legislativo – Salsa com alunos do curso de Espanhol

·18h30 – Escola do Legislativo – Coral dos alunos de Libras

·19h – Abrindo Caminhos – Balé

ESPAÇO ESCOLA DO LEGISLATIVO

·17h – Apresentação de atividades – Informática: Como se comportar no mundo virtual

ÁREA EXTERNA

·17h – Apresentação de atividades – Técnicas de Grafite

Publicidade