Cultura

Feira Cultural homenageia Zerbine Araújo

Além dos projetos, a feira terá apresentações culturais, como coral, poemas, musicas autorais

Com o objetivo de apresentar os conhecimentos adquiridos por meio de pesquisas sobre o Estado de Roraima, a Escola Estadual Lobo D’Almada realiza nesta quinta-feira, 14, a I Feira de Humanas. O evento ocorre das 8h às 12h, na quadra de esportes da instituição. 

“Roraima: um olhar, um lugar e uma história” é o tema da feira, que  contará com apresentações culturais e 12 projetos, que abordam sobre os pontos turísticos, os municípios do Estado, cultura roraimense, além da biografia de Lobo D’Almada, patrono da escola, entre outros. 

“Percebemos que muitos de nossos alunos têm muito mais ligação cultural com o Estado de origem de suas famílias do que com a cultura local. Então, para conhecermos e valorizarmos a nossa cultura, buscamos trabalhar com os alunos as especificidades do Estado de Roraima”, explicou a professora de História Josimeire Lopes de Menezes, uma das organizadoras da feira.

Além dos projetos, a feira terá apresentações culturais, como coral, poemas, musicas autorais e homenagem ao cantor roraimense Zerbine Araújo.

O projeto vem sendo desenvolvido desde o primeiro bimestre letivo, por meio das disciplinas de História e Geografia. Para realizar a feira, os estudantes participaram de palestras e aprofundamento dos temas.

“Os alunos realizaram diversas pesquisas, como o processo de formação territorial, política e socioeconômica dos povos que formam o Estado. Além disso, é uma forma de valorizar a expressão cultural dos povos indígenas. A feira é um momento de integração e conhecimentos entre a escola e a comunidade”, explicou a gestora da escola, Elane Trajano. 

Segundo o Censo Escolar de 2018, a Escola Lobo D’Almada atende a 918 alunos no Ensino Médio. A escola está localizada na Avenida Benjamin Constant, 1453, bairro Centro, em Boa Vista.