Cultura

Festival distribui três mil pipas durante evento no Parque Anauá

Concurso de pipa será em homenagem ao dia da criança. Festival ocorre nos dias 12 e 13 de outubro

Em Roraima, soltar pipa é uma paixão quase tão grande quanto o futebol. Uma brincadeira que geralmente começa na infância e se prolonga para a vida toda, até quem não solta mais pipas (papagaios) gosta de contar histórias sofre os feitos, as batalhas mais emocionantes.

Realizado tradicionalmente há 35 anos,  o Festival de Pipas de Roraima já tem data marcada. De acordo com o organizador do evento Samir Hassen, as pipas colorem o céu do Parque Anauá nos dias 12 e 13 de outubro, também para comemorar o dia da criança.

“Esse ano, a novidade é que iremos distribuir pipas e picolés para o público, uma ação social que relembra uma atividade de lazer que é tradição para o roraimense. Também haverá brinquedos para as crianças, é tão bonito fazer uma criança sorrir. O festival leva uma multidão para o Parque Anauá” relatou.

O evento ocorre durante todo o dia, no horário das 9h às 18h com atrações musicais com bandas locais (Brasileirinho, Trio Alto Astral, Joelmir Guimarães e Zumba). O concurso de pipas ocorrerá às 15h do dia 13. A premiação com troféus para: A maior pipa, a mais bonita, a menor, a mais criativa e a mais original.

“O evento conta com participantes de todo o país, há uma recomendação especifica para não utilizar o cerol. É uma brincadeira, o objetivo é a integração familiar, envolvendo pais e filhos em uma atividade cultural e recreativa. O encontro também ganhou um patamar internacional, com a participação de pipeiros de outros países” reforçou.

História

De acordo com o organizador do evento Samir Hassen, o Festival surgiu em Roraima promovido por Dermário Bonattes que era apaixonado por pipas. Na época, o evento era realizado no Lago dos Americanos, onde é localizado o Parque Anauá. Hoje, o evento é organizado pelo seu sobrinho Samir Hassen.

Serviço

Festival de Pipas

Data: 12 e 13 de outubro de 2017

Local: Parque Anauá

Entrada Franca