Cultura

Filme de Roraima vai concorrer prêmios em Encontro Nacional

O evento acontece em Floriano, no Piauí, no início de dezembro

O filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, realizado pela produtora Platô Filmes e dirigido por Aldenor Pimentel, concorrerá a cinco prêmios no 16º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, a ser promovido pela Escalet Produções Cinematográficas, em Floriano (PI), de 1º a 5 de dezembro de 2021.

O filme disputará o troféu “Cacto de Ouro 2021” de melhor filme de animação, bem como o de melhor diretor, melhor roteiro, melhor montagem e melhor trilha musical. Além da direção, Aldenor Pimentel assina o roteiro da produção. A montagem da animação foi feita por Ricardo Pegado e a trilha sonora foi composta pelos músicos Pedro Linke e Renato José Costa.

“A inacreditável história do milho gigante” é o único filme de Roraima entre os selecionados. Dos 245 filmes inscritos de todo o Brasil, foram selecionados 20 longas e curtas de ficção, animação e documentais.

“A inacreditável história do milho gigante” é um curta-metragem de cinco minutos, totalmente produzido em Roraima e finalizado em 2021. O filme foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, após aprovação no Edital Laucides Oliveira de Audiovisual, lançado em 2020 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).

O enredo do filme roraimense é inspirado em poema homônimo de Aldenor Pimentel. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?

Esta é a quinta mostra de cinema a selecionar o filme roraimense para exibição. As outras quatro foram a IV Mostra Sesc de Cinema, do Sesc Nacional, a I Mostra Escolar de Animação, de Goiás, V Festival Audiovisual do Vale dos Dinossauros (Festissauro), da Paraíba, e o 4º Festival de Cinema de Rua de Remígio, também da Paraíba, que concedeu menção honrosa ao filme.