Cultura

Filme de animação de Roraima concorrerá a prêmios em festival de cinema

Esta é a quarta mostra de cinema a selecionar o filme roraimense para exibição

O filme de animação “A inacreditável história do milho gigante”, realizado pela produtora Platô Filmes e dirigido por Aldenor Pimentel, foi selecionado para exibição no V Festival Audiovisual do Vale dos Dinossauros (Festissauro) – Mostra Sousa Titan de Filmes Infantis.

“A inacreditável história do milho gigante” é o único filme da região Norte entre os mais de 40 filmes selecionados para o V Festissauro. O festival será realizado de 11 a 14 de novembro, em Sousa, município do Sertão da Paraíba, mundialmente conhecido entre turistas e pesquisadores pelo Monumento Natural Vale dos Dinossauros, sítio paleontológico com pegadas fossilizadas.

O filme roraimense concorrerá aos prêmios de: Melhor animação, Melhor Direção de Arte, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Montagem, Prêmio de Júri Popular de Melhor Filme infantil, entre outros.

“A inacreditável história do milho gigante” é um curta-metragem de cinco minutos, totalmente produzido em Roraima e finalizado em 2021. O filme foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, após aprovação no Edital Laucides Oliveira de Audiovisual, lançado em 2020 pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RR).

O enredo do filme roraimense é inspirado em poema homônimo de Aldenor Pimentel. Na história, no meio do lavrado, uma pequena formiga encontra um milho gigante. O Tamanduá aparece e se dispõe a cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos parentes para levar o milho até o formigueiro, o que deixa a formiga em um dilema: confiar ou não no seu maior predador?

Esta é a quarta mostra de cinema a selecionar o filme roraimense para exibição. As outras três foram a IV Mostra Sesc de Cinema, do Sesc Nacional, a I Mostra Escolar de Animação, de Goiás, e o 4º Festival de Cinema de Rua de Remígio, da Paraíba, que concedeu menção honrosa ao filme.