Cultura

Filme roraimense é indicado para festival que qualifica para o Oscar

Rabíola é dirigido por Thiago Briglia

O filme roraimense Rabíola dirigido por Thiago Briglia e produzido pela Platô Filmes foi selecionado pelo Festival  Internacional de Bangalore, o festival indiano é responsável por qualificar filmes e documentários de todo o mundo para a competição do Oscar.

Ver que um filme produzido no extremo norte do Brasil consegue se comunicar com todo o resto do país e de outros lugares do mundo. Esse é um festival importante da Índia, que qualifica os filmes vencedores para o Oscar, mostra que estamos elevando os níveis do cinema roraimense “, relatou Thiago Briglia.

Segundo Briglia, o filme aborda uma questão universal, que são os conflitos sociais e econômicos. “São situações que está presente desde a crise imigratória, e está presente em várias partes do mundo, e acaba conectando públicos diferentes, além das nossas escolhas de narrativas, escolha do elenco e vários outros aspectos da obra que de alguma forma aumentam essa identificação com públicos distintos “, relatou.

O cineasta disse que ainda não está com grandes expectativas em relação à qualificação ao Oscar. “Só de participar desse festival internacional é um reconhecimento do nosso trabalho, do nosso cinema e desse trabalho coletivo, são janelas, o foco é justamente dar visibilidade ao filme e que pessoas possam se interessar ainda mais pelo filme e com isso, a mensagem que a gente propõe possam chegar a públicos diferentes” contou.

Recentemente, Rabíola, também foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação (ECA) acontece entre os dias 5 e 12 de agosto de 2022 e pelo 33º Festival Internacional de Curtas de São Paulo, entre 18 e 28 de agosto.

O curta-metragem de 14 minutos mostra crianças durante a crise imigratória em Roraima (Foto: Divulgação)

O Filme

Rabiola é curta-metragem de ficção, com duração de 14 minutos, que aborda questões como as relações sociais estabelecidas no contexto da crise migratória em Boa Vista, a partir de uma disputa de papagaios entre uma criança brasileira e duas crianças venezuelanas. O cenário do filme é o Parque Anauá, maior parque aberto em extensão da Região Norte, onde essa brincadeira faz parte da tradição e cotidiano de muitas gerações de crianças locais. 

Entre os destaques do filme está o elenco. As crianças, Abrahan Melendez (Jeferson), Bianca Gonzalo (Yosiris) e Caíque Cordeiro (Bernardo), que nunca atuaram para o cinema ou para o teatro, revelam seus talentos em cenas lúdicas e também nas cenas dramáticas. Jesús Cova (Raúl) e Ixemar Camacho (Isabel) completam o elenco que dá vida aos personagens do curta. Ixemar que tem larga experiência com teatro na Venezuela foi premiada no Festival Olhar do Norte pela atuação no curta.

Por Isah Carvalho