Cultura

Grupo XIX de Teatro faz mostra on-line com apresentações gratuitas

Por conta da pandemia, a trupe precisou adiar as comemorações de 19 anos de existência, mas quem ganhou foi o público. As apresentações serão transmitidas pela plataforma Zoom e duas delas serão gratuitas

Se você ama assistir a peças teatrais, não pode ficar de fora da maratona on-line que o magnífico Grupo XIX de Teatro está preparando. Considerado uma das companhias mais importantes de São Paulo, o grupo completou 19 anos de trajetória em 2020. A mostra tem dois espetáculos com apresentações grátis, entre os dias 12 e 22 de novembro, por meio da plataforma Zoom.

Por conta da pandemia, a trupe precisou adiar suas comemorações. No entanto, para não deixar a data passar em branco, o coletivo preparou o Projeto XIX Ano 19: Crise e Insurreição, uma mostra com os experimentos cênicos criados em seus núcleos de pesquisa orientados por Janaina Leite, Juliana Sanches, Luiz Fernando Marques, Rodolfo Amorim e Ronaldo Serruya. 

“Foi um pouco triste essa coincidência do nosso aniversário de 19 anos com a Covid-19 e com este atual estado de suspensão. Por outro lado, desde que o grupo nasceu, nunca pudemos fazer uma pausa, com todas as nossas peças, festivais, a Vila Maria Zélia e os núcleos de pesquisa” revela o diretor Luiz Fernando Marques, o Lubi.


Dias 12 e 14 de novembro – Quinta-feira, às 21h, e Sábado, às 19h

O ponto de partida é a chegada de seis mulheres em um espaço de encontro digital habitado por outras, que parecem saber sobre o tempo e sua passagem. As recém-chegadas perguntam e demonstram insegurança quanto as horas, os dias, os anos: Qual é o tempo em que vivo, o que ele marcou na minha carne?

O que esperam de mim, de nós no decorrer desse tempo? Como ele nos percorre e como nós o atravessamos? Sempre marcado pelo tempo, o espetáculo percorre a trajetória cíclica da mulher, passando pelas fases da menina, adolescente, adulta e anciã. Nesse jogo, todas se misturam e se contagiam numa dança de cumplicidade e sororidade. As perguntas e as respostas já não importam mais, pois elas se colocam juntas neste tempo.

Todos os espetáculos serão transmitidos via plataforma Zoom. Ingressos e  mais informações pelo das peças no site https://www.sympla.com.br/grupoxixdeteatro.