Cultura

Imagens de cometa são registrados em Roraima

O publicitário Beto Bellini, de Roraima, conseguiu belos registros, que exibem bem a cauda do cometa

As primeiras fotos brasileiras vieram da região Norte, que teve uma posição privilegiada na trajetória. O publicitário Beto Bellini, de Roraima, conseguiu belos registros, que exibem bem a cauda do cometa.

“Na segunda-feira, dia 20, a turma do CAC [Clube de Astronomia e Ciência de Roraima] conseguiu fazer talvez os primeiros registros do Neowise no Brasil. Tivemos muita sorte, porque, apesar do tempo nublado, as nuvens deram uma trégua e pudemos ter uma janela relativamente longa de observação. Temos imagens a partir das 18h40 até mais ou menos as 20h. E na sexta-feira conseguimos repetir o feito”, contou.

O cometa Neowise é visível no céu brasileiro desde o início da semana. O espetáculo não é tão intenso quanto no hemisfério norte, mas fotógrafos brasileiros fizeram belas gravações em todo o país. 

É muito difícil ver um cometa a olho nu. Aparece apenas como uma estrela borrada, um ponto enevoado no céu, mas precisa estar em um local com um horizonte limpo e mais alto e sem poluição do ar ou da luz. E sabendo exatamente onde procurar.

Somente em cidades distantes dos centros urbanos, de preferência ao norte do país, isso pode ser observado sem o auxílio de um dispositivo. Segundo as previsões, a Neowise estará potencialmente visível no Brasil na próxima quinta-feira (29).

Importante: o cometa se move muito lentamente. Do nosso ponto de vista, parece estar inativo; ele não atravessa o céu deixando um rastro de luz – muitas pessoas confundem aviões cometas ou meteoros.

Com informações da UOL

Publicidade