Cultura

Inscrições de projetos culturais de Roraima iniciam dia 25

Ao todo, são 11 instrumentos de seleção pública para investimento de R$ 11 milhões em diversos segmentos da cadeia produtiva da cultura e economia criativa

Os artistas de Roraima devem ficar atentos para o início das inscrições dos editais emergenciais de seleção e premiação de projetos ligados à cultura e à economia criativa, conforme disposto na Lei Aldir Blanc (Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020), publicado pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult). O prazo inicia na próxima semana.

Os interessados em participar devem realizar as suas inscrições de forma gratuita a partir da próxima quarta-feira, 25 de novembro, com término previsto no dia 2 de dezembro. A inscrição pode ser feita nos e-mails previstos nos editais, bem como de forma presencial no Departamento de Promoção Cultural da Secretaria da Cultura, localizado no Palácio da Cultura Nenê Macaggi – Praça do Centro Cívico, Nº 84, das 8h30 às 12h30.

EDITAIS – Ao todo, são 11 instrumentos de seleção pública para investimento de R$ 11 milhões em diversos segmentos da cadeia produtiva da cultura e economia criativa. São eles: audiovisual, música, artesanato, literatura, artes cênicas, artes visuais, cultura alimentar, cultura indígena, cultura popular e afro-brasileira, economia criativa e gestão, pesquisa, difusão e capacitação nas áreas da cultura, economia criativa e patrimônio histórico.

De acordo com o secretário da pasta, Johnson Castro, os editais foram construídos em diálogo com a classe artística, demonstrando o compromisso do Governo na formação de políticas públicas com participação ativa da sociedade civil, em especial dos fazedores da cultura.

“O objetivo dos prêmios é reconhecer, valorizar e incentivar as práticas artísticas de criação, de transmissão de saberes, bem como iniciativas de preservação da memória, das expressões e das manifestações culturais do Estado. Por meio dos editais, será possível promover os bens culturais que enaltecem a identidade roraimense, nesse processo que é o maior investimento da história da cultura de Roraima”, ressaltou.

LEI ALDIR BLANC – A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural surgiu com o objetivo de auxiliar trabalhadoras e trabalhadores da Cultura, bem como espaços culturais brasileiros, severamente afetados pela pandemia da COVID-19.

Leia mais: