Cultura

Instituto Pirilampos confecciona bonecos para doar a crianças

A ideia é que os novos amigos façam com que as crianças migrantes se sintam verdadeiramente acolhidas

Para celebrar o Dia das Crianças, educadores do Instituto Pirilampos e alguns voluntários confeccionaram cerca de mil bonecos de super-heróis, que serão distribuídos para as crianças que participam das aulas no Espaço Super Pana, ambiente de proteção e educação não convencional, que funciona em 11 abrigos de imigrantes, em Boa Vista.

Com as atividades restritas por causa da pandemia do coronavírus, a coordenação de educação do Pirilampos resolveu reunir as educadoras para confeccionar os bonecos.

O apoio financeiro do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) foi essencial para a ideia sair do papel. O ateliê, onde são costurados e montados os bonecos, funciona no Abrigo Rondon 2, no bairro 13 de Setembro.

A professora de português Joseane Braz tem habilidade com a máquina de costura, por isso é uma das educadoras do instituto que ajuda na produção. Há seis meses dando aulas às crianças no abrigo, é uma apaixonada pelo que faz.

“Fico imaginando que eles poderiam ser meu filho. É uma situação muito difícil a que eles passam, de muita privação, por isso trabalho com mais amor e dedicação. Tento fazer com que o dia deles seja melhor.”

Os nomes do super-herói e da super-heroína do Espaço Super Pana serão escolhidos em um concurso entre meninos e meninas. Foram eles que escolheram o nome Super Pana para os espaços mantidos pelo Unicef nos abrigos. Pana é uma gíria em espanhol que, traduzida para o português, significa amigo.

A ideia é que os novos amigos façam com que as crianças migrantes se sintam verdadeiramente acolhidas.

“Esses bonecos representam um momento de felicidade, um momento de festividade e alegria para essas crianças. Presenteá-las está sendo nossa forma de compartilhar amor com todas elas”, disse Mariann Mesquita, presidente do Instituto Pirilampos.

Espaço Super Pana – O Unicef mantém esses espaços amigáveis nos abrigos de imigrantes, com atendimento em duas frentes, educação e proteção, para garantir o desenvolvimento pleno das crianças. Na parte educativa, auxilia as crianças no desenvolvimento escolar, de forma lúdica, para que elas cheguem à escola formal e consigam absorver o conteúdo. Na parte de proteção, psicólogos e assistentes sociais monitoram se as crianças estão sofrendo abusos ou violação de direitos.

Publicidade