Cultura

Jovens criam gincana para incentivar doação de sangue

Jovens roraimenses criaram a gincana ‘Doe Felicidade’ com o objetivo de incentivar doação de sangue em Roraima. O grupo foi fundado em agosto de 2015, com o objetivo de desenvolver ações sociais no município de Boa Vista-RR, promovendo assim, o bem-estar, além da interação com as diversas classes roraimenses, além de pular o carnaval.

Hoje, ele é composto por vinte e três pessoas, onde essas desenvolvem projetos com o intuito de atingir a população positivamente, seja na saúde, educação, esporte, cultura e meio ambiente.

“A gincana divide as equipes a fim de conseguir mais pessoas aptas a doarem. No fim, as três equipes que conseguem mais doações recebem uma premiação simbólica e um certificado de agradecimento, em forma de reconhecimento à valiosa mobilização social e incentivo a prática voluntária e altruísta de sangue” explica a estudante Bruna Bessa, estudante e coordenadora do grupo. 

De 2015 pra cá, o bloco Felicidade Boa Vista desenvolveu projetos nas diversas esferas sociais da cidade, que sejam: torneios de vôlei de areia, ação social no dia da Páscoa, gincanas de doação de sangue, arrecadações de alimentos, feijoada, roda de debate, ações ambientais.

Segundo Bruna, a Gincana teve o intuito de propiciar maior interação entre os brincantes do grupo Felicidade Boa Vista com atividades sociais. 

“A ideia é que além das atividades recreativas, os foliões possam atuar diretamente na comunidade mais carente do nosso município, promovendo práticas de cidadania e, acima de tudo, gestos de solidariedade” contou.

Regulamento

A Gincana foi dividida em quatro provas: primeira e segunda prova, conseguir o maior número de curtidas em uma foto e vídeo publicados no Facebook, terceira prova foi a arrecadação de alimentos não perecíveis, e a quarta prova um concurso de poesia. Para auxiliar os grupos, basta fazer a doação de sangue no Hemocentro Roraima e escolher qual equipe irá ajudar. O hemocentro está localizado na Av. Brg. Eduardo Gomes – Aparecida. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (95) 99117-2745