Cultura

Jovens podem se inscrever em atividades culturais até sexta

São ofertados cursos de musicalização, ilustração literária, dança, arte urbana e animações de vídeo

Adolescentes e jovens de 14 a 17 anos que queiram desenvolver seu lado artístico, podem se inscrever até sexta-feira (13), em atividades culturais gratuitas, promovidas pela ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), localizada na rua Belarmino Fernandes Magalhães, 1584, Tancredo Neves, onde podem ser feitas as inscrições.

São ofertados cursos de musicalização, ilustração literária, dança, arte urbana e animações de vídeo.

Segundo o analista de Cultura do Sesc, Rafael Pinto, o projeto Cultura em Ação oferece cinco cursos em cinco linguagens artísticas.

“Esses cursos são atividades que visam contribuir para o fortalecimento da formação do indivíduo em suas mais diversas formas”, ressaltou.

Ele explicou que os cursos possuem um conteúdo educativo e buscam apresentar possibilidades de expansão da visão de mundo.

“Nós acreditamos que a partir da arte podemos expandir essa visão, entender o nosso entorno e as coisas que estão acontecendo conosco e no lugar onde nós vivemos”, avisou o Rafael.

Para o analista a arte é como uma possibilidade de profissão e muito mais. “A gente apresenta a arte para um público, tentando formar esse público e capturar para ações de artes culturas que nós desenvolvemos e vemos oferecendo aqui no estado”, finalizou.

Confira abaixo os objetivos dos cursos:

O curso de arte urbana que está dentro da linguagem de artes visuais, tem como objetivo estimular a criatividade e o despertar para atividade artística.

O curso de ilustração literária tem como objetivo oportunizar uma experiência de contato com conteúdo literários, a partir de desenvolvimentos de desenhos ilustrativos.

O curso de animação de vídeo com a técnica de stop motion faz parte da linguagem audiovisual que vai explorar princípios básicos do stop motion, abordando o que precisa para configurar um ambiente adequado.

O curso de dança, onde utilizará a dança como instrumento de motivação e transformação, tem o objetivo de ampliar o processo cognitivo dos participantes por meio de experiências motoras, oferecendo uma possibilidade de desenvolver uma linguagem diferenciada a partir da dança moderna e clássica.

O curso de musicalização da linguagem oferece o desenvolvimento cognitivo e sensitivo a partir de ações que trabalham a criatividade, a imaginação, concentração, atenção, o prazer de ouvir música e a própria memória.

Por meio da vivência as atividades vão procurar fortalecer valores como a responsabilidade, respeito, disciplina, colaboração e a amizade.