Cultura

LIVE: Missa em memória de Augusto Cardoso terá transmissão ao vivo

O artista plástico roraimense Augusto Cardoso, morreu aos 63 anos vítima da Covid-19

Na última quarta-feira 22, Roraima perdeu um dos nomes mais expoentes da cultura roraimense. O artista plástico  Augusto Cardoso, morreu aos 63 anos vítima da Covid-19 em Boa Vista após ser internado no HGR.

Em sua memória, uma missa será celebrada com transmissão ao vivo na página da Reitoria Nossa Senhora da Parecida Roraima nesta terça-feira (18) a partir das 18 horas pelo Youtube, facebook e instagram.

De acordo com o padre Vantuí Neto, a missa será celebrada na Igreja Nossa Senhora de Aparecida.

“Aqui temos uma de suas maiores obras, que mostra a virgem Nossa Senhora no amanhecer de Roraima com imagens de igarapés e buritizais. É uma obra muito bonita, que remete a um dos maiores artistas de Roraima” explicou.

Com obras em diversos templos da Diocese de Roraima, Cardoso é descrito como possivelmente o maior artista sacro do estado, segundo o Padre Vantuir Neto. Bastante religioso e detalhista, fazia questão de inserir as paisagens roraimenses em seus quadros.  

“Decidimos limitar o grupo para atender as orientações da Prefeitura e com isso vamos viabilizar a celebração para que as pessoas possam dar o seu adeus” reforçou.

Augusto Cardoso

Autodidata, começou a pintar ainda na adolescência, aos 14 anos. Suas técnicas eram óleo sobre tela, acrílica, aquarela, crayon, carvão nanquim, sanguínea e ilustração.

Considerado um artista surrealista, possui em seu acervo, mais de 1.600 obras, 600 delas foram adquiridas por embaixadas estrangeiras como Canadá, Guiana Inglesa, Áustria, Japão, Venezuela, Itália, Bélgica, Holanda, África do Sul, Estados Unidos, Espanha e França.