Cultura

Livro infantil aborda luto para crianças

Professoras do Colégio de Aplicação publicam livro infantil

As autoras Hellen Rodrigues e Emanuella Vasconcelos, professoras do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR), publicaram o livro de Literatura Infantil “O dia em que Estrela foi brilhar no céu”. Voltado aos leitores iniciantes e autônomos, a partir de 6 anos de idade, a obra aborda um tema delicado: o processo de perda e os múltiplos sentimentos gerados com a morte de uma pessoa querida, como tem ocorrido neste período de pandemia.

A obra está em processo de impressão e finalização. “O processo da escrita requereu que sempre tivéssemos em mente a necessidade de sensibilidade ao tratar sobre o assunto da perda de pessoas queridas em razão do Coronavírus, com uma linguagem apropriada ao público infantil. Ao mesmo tempo, buscávamos trazer elementos de esperança e de identificação visual com a região que vivemos”, relatam as autoras.

 As professoras explicam que a ideia do livro surgiu em 2017, quando um aluno do CAp faleceu em consequência de um acidente de trânsito, e foi retomada com a pandemia de Covid-19. “De certa forma, isso também nos impulsionou e inspirou a escrita para este público, a fim de falar sobre o tema. Recentemente, conhecemos pessoas, adultos e crianças que perderam seus familiares e resolvemos concretizar a escrita do livro. São vários sentimentos: medo, pois é um tema novo e todos nós estamos vivenciando o momento da pandemia de maneiras diversas; esperança, porque acreditamos que de alguma forma poderíamos auxiliar as crianças a refletirem sobre as suas perdas; gratidão, pois na finalização do projeto vemos um dos nossos sonhos materializado”, contam.

 Conforme as autoras a experiência é desafiadora: “Agora que estamos no processo de impressão e de divulgação da obra, os desafios são referentes a amplitude do acesso ao livro e os retornos dos leitores quanto ao texto, que esperamos ter através de nossas redes sociais voltadas à divulgação dos nossos fazeres como professoras, pesquisadoras e escritoras”.

 Embora seja voltado para o público infantil, as autoras relatam que estão recebendo um retorno bastante positivo quanto ao conteúdo do livro por parte dos adultos. “Temos recebido devolutiva de adultos que se sentiram representados e emocionados apenas ao ler a sinopse”, frisam.

 O livro possui 17 páginas e é ilustrado por Breno Castilho, estudante de Design Gráfico em Goiânia, o que torna a leitura mais acessível às crianças. A obra foi publicada pela Editora Folheando, localizada no estado do Pará.

Lançamento – O lançamento do livro será no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, pelas redes sociais. Haverá sorteio e concurso de desenhos. A premiação será um exemplar do livro. Todas as informações podem ser encontradas nas páginas do Facebook e Instagram: “Sobre histórias e literatura”.

As pessoas interessadas em adquirir o livro impresso, podem entrar em contato com as autoras pelas redes sociais indicadas ou pelo telefone 95 98123-2245 e solicitar a inclusão na lista prévia. O valor de R$15,00 é apenas para cobrir os custos de produção. Posteriormente, a obra também poderá ser adquirida na versão e-book, no site da editora, por um valor simbólico.

Sinopse – Essa é a história de uma menina que perde sua mãe Estrela em meio a uma pandemia. A inspiração do livro surgiu a partir de inquietações das autoras em como tratar o assunto com crianças. Em meio a narrativa, são explorados múltiplos sentimentos, tais como, admiração, tristeza e saudade. Na troca de experiências, buscou-se a partir das ilustrações referenciar características do extremo Norte do Brasil.

Sobre as autoras

Hellen Rodrigues – Licenciada em Pedagogia pela UFRR, Mestre em Educação pela UERR e doutoranda em Educação pela UFAM. Atua como professora no Colégio de Aplicação da UFRR nos Anos Iniciais desde 2016. Apesar de ter publicação em capítulos de livros, “O dia em que Estrela foi brilhar no céu” é o primeiro livro para o público infantil.

Emanuella Silveira Vasconcelos – Licenciada em Pedagogia pela UFRR, Mestre em Ensino de Ciências pela UERR e doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela PUCRS. Atua como professora na UFRR, com lotação nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação desde 2014. Possui artigos em periódicos e capítulos de livros publicados, mas “O dia em que Estrela foi brilhar no céu” é seu primeiro livro como autora, voltado ao público infantil.